sábado, 13 de abril de 2013

TU ME AMAS?



TU ME AMAS?

Nesta próxima semana Jesus nos interpela. Faz algumas perguntas e responde algumas questões.



Vamos ver:



No evangelho da sexta-feira (Jo 6,1-15), pergunta a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Referia-se à multidão que o seguia. E acontece o milagre da partilha e multiplicação dos 5 pães e 2 peixes...


No evangelho de amanhã,  3º domingo da Páscoa (Jo 21,1-19), Ele pergunta:

“Jovens, tendes alguma coisa para comer?”  E acontece a pesca milagrosa. 153 grandes peixes! E, na praia, Jesus prepara uma refeição para seus amigos. Come com eles.
 
    Depois conversando com Pedro, por 3 vezes lhe pergunta? Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?... Tu me amas?... Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas!


Depois da multiplicação dos pães, Jesus começa a falar sobre o alimento que o Filho do Homem dará. E eles perguntam a Jesus:

“Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

“A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou” (Jo  6, 22-29).

Durante todo o capítulo 6, S. João narra o discurso de Jesus sobre o Pão da Vida:


“Pois  esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,40)

“ Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê possui a vida eterna” (Jo 6,47)

Depois que Ele fez o discurso na sinagoga em Cafarnaum,  sobre o Pão verdadeiro que é a Sua carne dada para a vida do mundo, e prometeu que quem dele come, nunca morrerá, portanto viverá eternamente (Jo 6, 48-51) e em seguida (Jo 6,52-59): “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele...O que me come viverá por causa de mim...viverá para sempre...” muitos dos discípulos que o escutaram disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6, 60)

Jesus sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, perguntou:

                               “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem”....


A partir daquele momento muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com Ele.

Então Jesus disse aos doze: “Também vós quereis ir embora?” (Jo 6, 67)

Pedro responde: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”

Refletindo sobre esses textos, sobre aquela pergunta que lhe fizeram: Que devemos fazer para realizar as obras  de Deus? A resposta de Jesus: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou"

Refletindo nas perguntas e respostas de Jesus. Nas perguntas e respostas dos discípulos, concluí que discípulo é aquele que:

                Crendo, amou

                Amando, O seguiu,

                Seguindo-O, escutou.

                Escutando, praticou.

                Praticando realizou as obras de Deus

Quem O conhece, acredita. Quem acredita Ama. Quem Ama faz o que Ele pediu:



                Nutre-se de Sua Palavra

                Nutre-se de Seu Corpo e Sangue

Assim nutrido, Jesus permanece nele e ele em Jesus. Assim unidos. Jesus pode continuar neles a Sua Obra – Revelar o Pai. O Pai que Ama. O Pai que Salva. O Pai que dá a vida eterna...para sempre,  sempre...

                TU ME AMAS?

TU O AMAS?    SEGUE-O!

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário