HISTÓRIA DE UM CARMELO



PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS RELACIONADAS COM A FUNDAÇÃO DO
Carmelo Santa Terezinha de Benevides – Arquidiocese de Belém
Pará – Brasil
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Em  1956     =   Dom Clemente Gouveia, ao  ser  nomeado Arcebispo de  Leuce,   Moçambique, recebeu do Cardeal Camilo  Laurentim, Prefeito da Sagrada  Congregação  dos Religiosos, o conselho para que procurasse instalar convento de Ordem     Contemplativa nas Regiões Missionárias para o  ajudar, por meio da Oração.

13/05/1956   =   Dom Clemente benzeu a 1ª pedra do edifício do Carmelo, num terreno de  Polara. Com a ajuda do Engº. Trigo de Morais o projeto foi realizado.

Outubro 1961=  O Cardeal Gouveia viu atendido seu   pedido ao Carmelo de São José, de Fátima, Portugal, que prometeu ceder religiosas para formação do Carmelo  na  África. 
    
17/06/1964   =   Chegaram a Guinjá, as  primeiras Irmãs. Local que  passou a se chamar de Vila Trigo de Morais e em 1970 subiu à categoria de cidade.   Atualmente  se  chama Chokwé.

03-11-1975   =  Carta da Prioresa do Porto – Portugal - Madre Maria doCarmo – comunicando à Priora do Carmelo de Chokwé, o desejo de dom Alberto Ramos – Arcebispo de Belém, Pará, Brasil,  na  fundação de um Carmelo em sua Arquidiocese.

Janeiro/76 a Maio de 1977=  Correspondência entre o Carmelo de Fortaleza  (Madre Maria da Paz,  irmã  de  Dom Alberto) com o Carmelo do Porto e Chokwe.

13/04/1977   =  Decisão de aceitar a proposta de  Dom  Alberto  e  tratar  da  transferência para o Brasil. 
                          
15/05/1977   = Viagem das duas primeiras Carmelitas para  Belém via Rio de Janeiro e Fortaleza  (Irmã Helena Baker e Irmã Mariana Lobo Vaz Patto).

29/05/1977   =  Vêem como viável a hospedagem provisória das Carmelitas no convento das Irmãs Legionárias de N. Sra. Rainha dos Corações, no bairro do Entroncamento, Belém.

Junho/Julho =   Chegam as irmãs restantes (Em número de  12).

16/07/1977  =   Instalação do Carmelo na Arquidiocese – Missa concelebrada no convento das  Irmãs Legionárias.  Consentimento formal  ao  Arcebispo  para  instalação   do Mosteiro. 
  
22/06/1978   =  Rescrito nº  16046/77 da  Sagrada  Congregação  para  Religiosos  e   Institutos  Seculares autorizando a transferência definitiva das Carmelitas Descalças  de Moçambique para Belém do Pará. (Na verdade a transferência significa a ereção  de uma nova fundação).

08/07/1980   =  Início da Construção do Mosteiro em Benevides, no terreno doado pelo Sr.  José Alexandre, português, residente em Benevides.

08/07/1980   =  Bênção da 1ª  Pedra  pelo  Sumo  Pontífice  João  Paulo II, por  ocasião  de   sua Viagem  apostólica  ao  Brasil,  na Capela do  Seminário  S. Pio X,  onde compareceram as Irmãs.

29/09/1981   =  Mudança das Irmãs para a ala já pronta do Carmelo.

01/10/1981   =  Missa num local provisório – Dia de Sta. Teresinha.

15/10/1981   =  Missa da inauguração da 1ª ala do Mosteiro. Entrada  na  clausula da população.

                         Visita às dependências já prontas.

15/10/1982   =  Missa da inauguração da Capela do Mosteiro Santa Teresinha de Benevides .

                         Conclusão das Obras principais.



HISTÓRICO DO CARMELO DE SANTA TERESINHA DE BENEVIDES

Antecedentes
No dia 14 de julho de 1964 partiram de Fátima (Portugal) para Moçambique 6 Irmãs Professas de votos solenes, uma de votos temporários e uma postulante.

No Chokwé – Moçambique
Antes de chegar ao nosso destino estivemos algumas horas no Carmelo provisório de Luanda. Com as irmãs desse Carmelo rezamos as Vésperas de Nossa Senhora Mãe Santíssima do Carmo, no dia 16 de julho de 1964.

Chegamos ao Chokwé no dia 17, dia em que a Ir. Maria Madalena, professa temporária renovou os seus votos.

Permanecemos no Chokwé durante 13 anos, até que a situação política tomou difícil a nossa estadia, depois da independência de Moçambique  em 1975.

Com a requisição do Carmelo para moradia de seculares, tivemos de abandoná-lo.

Deus providenciava uma outra “Pátria” para nós. Dom Alberto Gaudêncio Ramos,  então arcebispo de Belém do Pará, em 1976 escreveu-nos fazendo o convite para uma fundação nesta cidade.

EM BELÉM DO PARÁ.

Aceitamos e partimos em quatro grupos separados. Antes vieram duas (maio 1977) irmãs para averiguar as condições de vida carmelitana e procurar a casa onde iria ficar o Carmelo provisoriamente. Todas foram recebidas com muito carinho no Carmelo de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Ficamos sempre muito gratas a todas as Irmãs que nessa altura nos hospedaram.

Depois, uma 2ª etapa da viagem, partimos para Fortaleza cujo Carmelo também nos recebeu com muita amizade e generosidade.

Chegamos a Belém no em junho de 1977 e por quatro anos vivemos no Convento das Irmãs Legionárias  de Nossa Senhora Rainha dos Corações, que nos cederam a parte reservada ao noviciado que tinha sido transferido para Fortaleza. A estas irmãs somos também grandemente devedoras por todas as atenções para conosco e pela hospedagem gratuita.

BENÇÃO DA 1ª PEDRA

Por ocasião da 1ª visita do Santo Padre João Paulo II ao Brasil, foi benta a 1ª Pedra do Carmelo, na Capela do Seminário S. Pio X, onde as Irmãs foram para encontrar com o Santo Padre (08 de julho de 1980), com permissão de dom Alberto Ramos.

No fim de 4 anos, pudemos inaugurar o nosso Carmelo de Benevides, mesmo sem estar completamente construído. A Construção do Carmelo foi possível graças à ajuda de inúmeros benfeitores (bispos, congregações religiosas masculinas e femininas, Casa Generalícia, Carmelos do Brasil e do exterior, familiares das irmãs, campanhas, heranças recebidas, etc.) e também  organismos como Adveniat e Aiuto. Sem tudo isso teria sido impossível a fundação.

3 comentários:

  1. Dear Madre e irmas.

    Esta historia e' muito engracada. So' faltou descrever os problemas por que passaram ate' chegarem ao Brasil. Ninguem pode fugir a' Hisroria.
    Pelas vossas fotos do novo mosteiro olha-se muito bonito.
    Gostava de ver uma foto ou mais da vossa capela e se possivel outras sobre o Carmelo para se avaliar o seu tamanho e beleza.
    Seria talvez interessante conhecermos todas as irmas
    Vosso amigo Joaquim

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem….Por meu irmão Francisco J. R. Amador, Cristão, Católico, Matrimoniado, ex futebolista, Educador, Físico, Preparador Físico, Atual Funcionário Público ligado ao Esporte Concursado para que seja Feliz e continue a fazer trabalhos de inclusão e transformações sociais. Que Deus tenha compaixão dele e da família dele!!! e o Abençoe e proteja sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Por todos aqueles que promovem a PAZ. desejo um verdadeiro Shalom do Pai, que o senhor tenha compaixão e misericórdia de nós. Paz no Trabalho, Paz da economia, Paz na habitação, Paz da igreja. Paz das escolas, Paz em Belém, paz na partilha, paz na comunidades.

    ResponderExcluir