sábado, 27 de abril de 2013

SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI!



SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI E ISTO NOS BASTA!”

Queridos irmãos e irmãs

O evangelho nesta semana continua nos apresentando o diálogo entre Jesus e os discípulos. Continuam as perguntas e as respostas. O anúncio da Boa Nova continua nos instigando a fazer uma opção: CONTRA OU COM JESUS.

Jesus nos preparou para a sua paixão, morte e ressurreição. Prepara-nos também para receber o Espírito Santo, o Paráclito.

Ao mesmo tempo em que no evangelho desta semana notamos essa preparação, na primeira leitura continua sendo apresentado os Atos dos Apóstolos. Ou seja, o fruto da recepção do Espírito Santo: o anúncio entusiasmado e alegre da Boa Nova que Jesus nos trouxe. Primeiro Pedro, depois Paulo, Barnabé e outros anunciando às nações o Projeto de Deus para seus filhos. E também as conseqüências desse anúncio: alguns acolhem, aceitam, tornam-se também discípulos missionários; outros rejeitam, condenam, perseguem a nova doutrina. Diante da Palavra somos convidados a uma escolha. Nada é imposto. Somos livres.

Amanhã na santa Missa, o Salmo Responsorial (144) fala-nos dos atributos de Deus: amor, paciência, compaixão, misericórdia e piedade, bondade e ternura: “O Senhor é muito bom para com todos, Sua ternura abraça toda criatura!”. É todo ele um convite ao louvor, e a missão: “Que os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder...espalhar vossos prodígios entre os homens!”

Na 2ª leitura (Apc 21,1-5) é anunciado por João o projeto de Deus: “Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes...Eis que eu faço novas toda as coisas!”.

Através do amor este céu já pode começar na terra: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,23 – 2ªfeira).

Quando Jesus fala do Pai, Filipe se entusiasma e lhe pergunta: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta!” (Jo 14,8). E a resposta simples de Jesus: “Quem me vê, vê também o Pai...Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?” .


Vê como já podemos começar na terra o nosso céu? Basta permanecer unido a Jesus e fazer o que Ele nos manda:  “Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo, 13, 33). Agora só nos resta arregaçar as mangas e começar...pela nossa casa.

Boa semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário