sábado, 6 de abril de 2013

CRISTO É O ÚNICO SALVADOR DOS HOMENS



CRISTO É O ÚNICO SALVADOR DOS HOMENS

Queridos irmãos e irmãs

A sagrada liturgia nesta Oitava da Páscoa nos oferece textos esplendidos sobre Cristo Ressuscitado, a nova vida reservada às criaturas (liberta das limitações da matéria, espaço, tempo), e o que Cristo espera de nós, seus discípulos.


Sobre as reações de seus apóstolos e discípulos à sua Paixão, Morte e Ressurreição Jesus diz:

Aos discípulos de Emaus: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória? E começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele” (Lc 24, 25-27).

Em Jerusalém, aos discípulos reunidos: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho!.....São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” (Lc 24, 38.44).

Em Marcos 16, 9-15, o evangelista faz um resumo dos fatos ocorridos desde a ressurreição e conclui: “Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.”

À Tomé, oito dias depois: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”...”Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto”! (Jo 20, 27.29).


E o que Jesus pede aos que testemunharam sua ressurreição?

Às mulheres que foram ao sepulcro: “Alegrai-vos!...Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão” (Mt 28, 8-10).

`A Maria Madalena: “Mulher, por que choras? A quem procuras?...Então Jesus disse: Maria!.....Mas vai dizer aos meus irmãos: Subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (Jo, 20-11-18)

Os discípulos de Emaus, depois de o terem reconhecido ao partir o pão, se levantaram e voltaram para Jerusalém e confirmaram: Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” (Lc 24, 13-35)



No evangelista João: “A Paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”...”Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (Jo 20, 21-23).
 
Aos discípulos reunidos em Jerusalém: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24, 46-48).

O Evangelista Marcos narra: “E Jesus disse-lhes: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15)



“Estas coisas foram escritas para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31).
 
Na primeira leitura (Atos dos Apóstolos) que se leu durante a semana também há ensinamentos preciosos sobre Cristo Ressuscitado. O testemunho de Pedro e dos Apóstolos. Só vou referir três:

“Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o da morte, porque não era possível que ela o dominasse” (At 2,24)...Disto todos nós somos testemunhas (At 2,32) (At 3,15).

“Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos” (At 4,12).

“Quanto a nós, não podemos calar sobre o que vimos e ouvimos! (resposta de Pedro aos chefes dos sacerdotes que não queriam que eles continuassem falando no nome de Jesus) (At 4, 21).

Amanhã, Domingo da Divina Misericórdia, se Deus quiser, editaremos algo sobre a Misericórdia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário