sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

“TU ÉS PEDRO”


22 DE FEVEREIRO = FESTA DA CATEDRA DE SÃO PEDRO
Queridos irmãos e irmãs
Neste dia queria compartilhar convosco algumas coisas que respiguei sobre esta Festa.

No Missal cotidiano (Ed. De 1986) encontrei:
“À 22 de fevereiro os antigos romanos honravam a memória dos mortos e comiam junto de suas tumbas, ao redor de sua “cátedra” (cadeira reservada ao defunto para significar que estava presente no banquete).
A partir do século IV, os cristãos começaram a honrar uma “cátedra” muito mais espiritual: a de Pedro, chefe da Igreja de Roma.”

No Breviário (Liturgia das Horas) encontrei: “Desde o século IV, a festa da Cátedra de Pedro é celebrada neste dia em Roma, como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre o Apóstolo”.

Na 2ª leitura do Ofício das Leituras que transcreve um trecho dos Sermões de São Leão Magno, papa: “Dentre todos os homens do mundo, Pedro foi o único escolhido para estar à frente de todos os povos chamados à fé, de todos os apóstolos e de todos os padres da Igreja...Pedro é o verdadeiro guia de todos aqueles que têm Cristo como chefe supremo. Deus dignou-se conceder a este homem, caríssimos filhos, uma grande e admirável participação no seu poder.

No livro de meditação 
“Falar com Deus” (Ed. De 1991): “...Com a festa de hoje, quis-se expressar desde os começos a unidade de toda a Igreja, que tem o seu fundamento em Pedro e nos seus sucessores na sede romana.” “ Como símbolo de que Pedro tinha estabelecido a sua sede em Roma, o povo romano tinha grande apreço por uma verdadeira cadeira de madeira onde, conforme uma tradição imemorial, o Príncipe dos Apóstolos se tinha sentado. São Dâmaso, (Papa) no século IV, mandou colocá-la no batistério do Vaticano, construído por ele...Quando se construiu a atual Basílica de São Pedro, achou-se conveniente guardá-la como relíquia. Hoje, pode-se ver no fundo da abside, como imagem principal, a chamada “glória de Bernini”, um grande relicário onde se conserva a cadeira do Apóstolo coberta de bronze e ouro; sobre ela, o Espírito Santo irradia a sua assistência.
“Para nós, a festa é mais uma ocasião de recordarmos a obediência e o amor que devemos àquele que faz as vezes de Cristo na terra”
O Evangelho da Missa de hoje traz-nos as palavras com que Jesus, em Cesaréia de Filipe, promete a Pedro e aos seus sucessores o Primado da Igreja: “TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS, E TUDO QUANTO LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO QUANTO DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS”.
Queridos irmãos e irmãs, termino com essas palavras recomendando que juntemos as nossas orações às que Cristo faz pelos sucessores de Pedro, principalmente neste momento que estamos vivendo: a renúncia do nosso querido Papa Bento XVI e o próximo Conclave no qual sairá eleito o novo Papa, cujo nome Jesus já traz no Seu coração.
“O amor ao Papa é o sinal do nosso amor a Cristo” (Falar com Deus) 

Bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário