sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUARESMA NO CARMELO



QUARESMA NO CARMELO

Queridos irmãos e irmãs,
“Toda tradição do Carmelo está impregnada dos mistérios da paixão e morte do Senhor, que o tempo da Quaresma oferece à nossa contemplação, convidando-nos a participar neles pela penitência pessoal e comunitária, a fim de nos dispormos para as celebrações pascais.
Durante esses quarenta dias faz-se mais premente o convite que a Santa Madre Teresa de Jesus nos dirige: Que ponhamos os olhos em Cristo crucificado  e procuremos ajudá-Lo com todas as nossas forças (M VII,4).  (Cerimonial das carmelitas descalças). Acompanhemos Jesus que passou 40 dias no deserto, orando, jejuando, preparando-se assim para vencer as tentações.
Neste tempo procuramos viver mais intensamente tudo o que a Liturgia da Igreja nos oferece e nos pede (Ofício próprio para a Quaresma, Leituras bíblicas, mortificações voluntárias, jejum, etc.) também rezando de um modo especial pela Campanha da Fraternidade que nos propõe como tema para Reflexão a opção preferencial da Igreja pela Juventude e propõe também a nossa resposta generosa: Eis-me aqui, envia-me!
Como para todos os fiéis cristãos, é um tempo para revermos nossa caminhada: o que podemos mudar, melhorar, para nos assemelharmos mais ao Crucificado? As carmelitas também se questionam sobre a vivência da sua vocação para não caírem numa apatia espiritual que pode ser provocada pela rotina... Temos que manter viva a chama de amor que Cristo um dia acendeu em nossos corações, chamando-nos para seguí-Lo.

Desejamos  a todos uma Santa Quaresma, orando de modo especial pelo nosso Santo Padre Bento XVI e pelos cardeais que deverão escolher o novo Papa.
Deus nos abençoe! Bom Domingo!

Um comentário:

  1. Irmã estou muito feliz por esta atitude. Parabéns! Vou acompanhar sempre. Beijinhos para todas
    Vera Sampaio

    ResponderExcluir