terça-feira, 4 de abril de 2017

TESTAMENTO ESPIRITUAL DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

Carta de Santa Elisabete da Trindade para a Madre Germana – Novembro 1906
JMJT

Minha querida Madre, meu sacerdote santo, quando ler estas linhas o seu pequeno Louvor de glória não cantará mais sobre a terra, mas habitará o imenso Foco de amor. Pode, então, crê-lo, escutá-lo como sendo o “porta-voz” do bom Deus. Madre querida, eu desejaria dizer-lhe tudo quanto tem sido para mim. Mas a hora é grave, tão solene...não quero deter-me em dizer coisas que eu acreditaria diminuir ao querer exprimi-las com palavras. O que deseja fazer sua filha é revelar-lhe o que ela sente, ou, para dizer melhor, o que seu Deus lhe manifestou, nas horas de recolhimento profundo, de contato unificante com Ele.
Minha Madre é singularmente amada, amada com aquele amor de preferência que o Mestre teve nesta vida somente por algumas almas e que as leva tão longe na perfeição. Ele não lhe disse como a Pedro: Amas-me mais que estes? (Jo 21,15). Ouça querida Madre, as palavras que lhe dirige: “Deixa-te amar mais que estes!”, isto é, sem temer que nenhum obstáculo te seja obstáculo, porque sou livre de derramar meu amor sobre quem me apraz. “Deixa-te amar mais que estes”, é sua vocação, e somente pela fidelidade a ela tornar-me-ás feliz, porque engrandecerá o poder do meu amor. Este amor saberá refazer o que tiver sido desfeito: “Deixa-te amor mai do que estes!”

Se soubesses minha querida Madre, com que certeza eu compreendo o plano de Deus sobre sua alma!
É como numa imensa luz que Ele me aparece e compreendo também que no céu exercerei, por minha vez, um sacerdócio sobre sua alma. É o Amor que me associa à Sua obra sobre a sua pessoa. Oh, Madre, como ela é grande, adorável da parte de Deus! E, entretanto, tão simples de sua parte. E é justamente isso que a torna tão luminosa. Madre, deixe-se amor mais que os outros! Isto explica tudo e impede à alma qualquer sentimento de assombro.

Se lhe permitir, a sua hostiazinha passará o seu céu no fundo de sua alma; ela a guardará em sociedade com o Amor, crendo no Amor. Este será o sinal da sua habitação nela. Oh,em que intimidade nós viveremos. Madre querida, que sua vida transcorra também nos Céus, lá onde eu cantarei em seu nome o Sanctus eterno. Eu nada farei sem ti diante do trono de Deus. Bem sabe que trago em mim a sua marca e que algo de si mesma comparece com sua filha diante do trono de Deus. Peço-lhe também nada fazer sem mim. Eu virei para viverem si, e desta vez serei sua Mãezinha, eu a instruirei, a fim de que minha visão lhe seja útil,

para que possa dela participar e viver da mesma vida dos bem-aventurados.

Madre venerada. Madre consagrada para mim desde a eternidade, partindo deixo-lhe como herança esta vocação que foi a minha no seio da Igreja militante e que doravante preencherei incessantemente na Igreja triunfante: Louvor de glória da Santíssima Trindade. Madre,”deixe-se amar mais do que estes!”. O seu Mestre quer que cumpra assim sua missão de Louvor de glória. Ele se alegra de poder edificar sua perfeição mediante o amor e para a sua glória, e é ele só que quer operar mesmo que de sua parte nada tivesse feito para atrair esta graça senão aquilo que faz a criatura: obras de pecado e de misérias...Ele a ama assim, Ele ama-a  “mais que os outros.” Ele terá que realizar tudo, irá até ao fim, porque quando uma alma é amada por Ele a este ponto, desta forma, amada com amor imutável e criador, com um amor livre que transforma como lhe apraz, oh! Como essa alma está destinada a alcançar uma perfeição sublime!











Minha Madre, a fidelidade que o Mestre lhe pede, é de permanece em sociedade com o Amor, penetrar e radicar neste Amor que quer marcar a sua alma com o selo do seu poder, de sua grandeza.

Jamais será uma alma superficial se estiver desperta no amor. Mas, nas horas em que não sentir senão o peso esmagador do anonimato, da languidez espiritual, agradá-lo-á ainda, se for perseverante em crer nele muito mais, porque o seu amor é livre e é assim que Ele quer se glorificar em sua alma. Tem então que se deixar amar “mais que os outros”. Isto é, creio eu, o que isto significa...

Viva-o no fundo de sua alma. O meu Mestre faz-me compreender luminosamente que é justamente aí que Ele deseja criar as coisas adoráveis. Ele a chama a render homenagem à Simplicidade do Ser divino e a engrandecer o poder do seu Amor. Creia no seu “porta-voz” e leia estas linhas como vindas Dele.

(Elisabete ilustra agora suas convicções com uma longa citação de Santa Angela de Foligno. São palavras dirigidas por Jesus ou pelo Espírito Santo a Santa Angela)
“Eu te amo, eu te amo mais que qualquer pessoa que esteja neste vale!...
Sou eu que venho, e te trago a alegria desconhecida...Entrarei no fundo de ti.
Ó minha esposa! Eu me apossei e repousei em ti; agora apossa-te e repousa em mim!...
Ama-me! Toda a tua vida me agradará , contanto que tu me ames!...Eu farei em ti grandes coisas, eu serei conhecido em ti, glorificado, clarificado em ti!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário