sexta-feira, 10 de março de 2017

HONRAI A SÃO JOSÉ!


Queridos irmãos e irmãs

No Carmelo, o mês de março é todo dedicado a São José. Em cada um dos 30 dias do mês, fazemos uma pequena reflexão sobre São José e escolhemos um pensamento que leve a praticar alguma das suas virtudes.

Porque o Carmelo tem tanta devoção a São José?

Penso que quem tem culpa é a nossa santa fundadora Santa Teresa de Jesus que adquiriu uma grande devoção a São José, e como foi miraculada graças a ele, espalhou no Carmelo, em seus livros e junto às pessoas suas conhecidas essa grande devoção que aumentou na Igreja o fervor e a devoção a São José. A ele dedicou o seu primeiro mosteiro: São José de Ávila, e muitos outros tem São José como patrono. Mas vamos ver alguma coisa do que ela escreveu sobre ele: No Livro da Vida, capítulo 6, v. 6-8:

“Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele. Vi claramente que, tanto desta necessidade como de outras maiores de honra e perda de alma, este Pai e Senhor meu me tirou com maior bem do que eu sabia pedir. Não me recordo até agora de lhe ter suplicado coisa que tenha deixado de fazer. É coisa de espantar as grandes graças que Deus me tem feito por meio deste bem-aventurado Santo e dos perigos de que me tem livrado tanto no corpo como na alma.
A outros santos parece ter dado o Senhor graça para socorrerem numa necessidade; desse glorioso Santo tenho experiência que socorre em todas. O Senhor nos quer dar a entender que assim como lhe foi sujeito na terra – pois como tinha nome de pai, embora sendo adotivo, O podia mandar – assim no Céu faz tudo quanto Lhe pede. Isto têm visto, por experiência, algumas outras pessoas, aquém eu dizia para se encomendarem a ele. E assim há muitas que lhe são devotas, experimentando de novo esta verdade.

...........Quisera eu persuadir a todos a serem devotos deste glorioso Santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus. Não tenho conhecido pessoa que deveras lhe seja devota e lhe preste particulares obséquios, que a não veja mais aproveitada na virtude; porque ajuda de grande modo às almas que a ele se encomendam. Parece-me que há alguns anos que, cada ano, no seu dia, lhe peço uma coisa e sempre a vejo realizada; se o pedido não sai bem feito ele o endireita para maior bem meu.

Se eu fora pessoa que tivesse autoridade para escrever, de boa vontade me alongaria a dizer muito por miúdo as graças que este glorioso Santo me tem feito a mim e a outras pessoas. Mas, para não fazer mais do que me mandaram, em muitas coisas, serei mais breve do que quisera. ...Só peço, por amor de Deus, que faça a prova quem não me acreditar e verá por experiência o grande bem que é o encomendar-se a este glorioso Patriarca e ter-lhe devoção. Em especial as pessoas de oração sempre lhe haviam de ser afeiçoadas.

É que não se como se pode pensar na Rainha dos Anjos – no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus – sem que se dê graças a São José pelo muito que então Os ajudou. Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome a este glorioso Santo por mestre e não errará no caminho.”

Lendo este trecho da Santa Madre quem não ficará devota de São José? Faça a experiência e depois nos conte.

Aqui vai também uns escritos de uma carmelita deste Carmelo sobre esse nosso querido Pai:

“Maria, fala-me de José!
Filhinha, o que o Evangelho aplica a mim, aplica-o tu a José!
Se eu disse SIM, ele também!
Se eu obedeci, ele também!
Se ao meu Deus engrandeci, ele o fez junto comigo!
Se muito pouco eu falei, menos ainda ele o fez!
Se muito sofri e chorei, lágrimas dele eu enxuguei!
Se eu me afligi...ele também!
Se me chamam de “Feliz”, chamem a ele também!
                    “Jesus, mostra-me José!
                 Filha, quem me vê, vê José.
               Vês meu coração manso e humilde? Assim era o de José!
            Vês minha oração frequente e simples? Assim era a de José!
          Vês minha vida, servindo sempre? Assim era a de José!
        Como ele trabalhava...assim trabalho Eu!
    Como ele protegia, ensinava, guiava, assim tenho feito Eu!
                                                               Quem me vê, vê José!


Nenhum comentário:

Postar um comentário