sábado, 13 de dezembro de 2014

SÃO JOÃO DA CRUZ



Queridos irmãos e irmãs

Hoje estamos comemorando a Solenidade de São João da Cruz que foi antecipada pois neste ano dia 14 cai do Domingo Laetare.

Gostaria de partilhar com vocês uma página de nosso Pai São João da Cruz que é tirada do Livro a Subida ao Monte Carmelo, Livro 2, capítulo 22:-

“ O motivo principal por que na antiga Lei eram lícitas as perguntas feitas a Deus e convinha aos profetas e sacerdotes desejarem visões e revelações divinas, era não estar ainda bem fundada a fé nem estabelecida a Lei evangélica. Era assim necessário que se interrogasse a Deus e Ele respondesse, ora por palavras, ora por visões e revelações, ora por meio de figuras e símbolos ou sinais de qualquer outra espécie. Porque todas as respostas e revelações divinas eram mistérios de nossa fé, que a visavam ou lhe eram relacionados.
Agora, já estando firmada a fé em Cristo e promulgada a Lei evangélica nesta era da graça, não há mais razão para perguntar daquele modo nem para Deus responder como antigamente.

Ao dar-nos como nos deu, o seu Filho, que é a sua única Palavra (e outra não há), disse-nos tudo de uma vez nessa Palavra e nada mais tem a dizer.

É este o sentido do texto em que são Paulo quer induzir os hebreus a se afastarem daqueles primitivos modos de tratar com Deus e a fixarem os olhos unicamente em Cristo, dizendo:

“Tendo Deus, muitas vezes e de muitos modos, falado outrora a nossos pais por intermédio dos profetas, nestes últimos dias nos falour por meio de seu Filho”.

Por estas palavras o Apóstolo dá a entender que Deus emudeceu, por assim dizer, e nada mais tem a falar, pois o que antes dizia em parte aos profetas agora nos revelou no todo, dando-nos o TUDO que é o seu Filho.

Se agora, portanto, alguém quisesse interrogar a Deus, ou pedir-lhe alguma visão u revelação, faria injúria a Deus não pondo os olhos totalmente em Cristo, sem querer outra coisa ou novidade alguma. Deus poderia responder-lhe deste modo: 

                 “Este é o meu Filho amado, no qual pus todo o meu amor: escutai-o”

Já te disse todas as coisas em minha Palavra; põe os olhos unicamente Nele; porque Nele tenho dito e revelado tudo, e Nele encontrarás ainda mais do que pedes e desejas.

Desde o dia em que, no Tabor, desci com meu Espírito sobre Ele, dizendo: “Este é meu Filho amado, no qual pus todo o meu amor; escutai-o” aboli todas as antigas maneiras de ensinamento e resposta. Se falava antes, era para prometer o Cristo; se me interrogavam, eram perguntas relacionadas com o pedido e a esperança da vinda do Cristo, no qual haviam de encontrar todo o bem – como agora o demonstra toda a doutrina dos evangelhos e dos apóstolos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário