sábado, 27 de dezembro de 2014

A SAGRADA FAMÍLIA



Queridos  irmãos e irmãs

Neste Domingo em que a Santa Igreja comemora a Sagrada Família, desejo que ela vos
proteja e ampare no novo ano que está para começar e que todos a tenham por modelo.

Partilho convosco as reflexões que o Santo João Paulo II fez sobre a Sagrada Família no ano de 1988:

“ Com o nascimento de Jesus em Belém, formou-se uma nova família. Por esta razão, no domingo que se situa na oitava do Natal, celebra-se a Festa da Sagrada Família de Nazaré. Esta é a Sagrada Família porque foi preparada para o nascimento de Jesus, a quem mesmo o seu “adversário” se veria forçado a proclamar “Santo de Deus” (Mc 1,24).

Família Sagrada porque a santidade d’Aquele que nasceu se tornou fonte de uma santificação singular para a Virgem Mãe, assim como para S. José, seu esposo. Este, como legítimo cônjuge, era aos olhos dos homens o pai da criança nascida em Belém durante o recenseamento.

É também uma família humana. Por isso, na oitava do Natal a Igreja através da Sagrada Família, dirige-se a todas as famílias humanas.

A santidade imprime a esta família, na qual o Filho de Deus veio ao mundo, um caráter único, excepcional e sobrenatural. Por outro lado, tudo o que se diz acerca da uma família humana – da sua natureza, dos seus deveres e dificuldades – poderia ser dito a propósito da Sagrada Família.

Com efeito a Sagrada Família é verdadeiramente pobre. Na altura do nascimento do Menino, nem teto têm. Mais tarde ver-se-ão forçados a partir para o exílio, e, depois do perigo passar, não serão mais do que uma família modesta que vive do pouco que dá o trabalho das suas mãos.

Tal como em  Nazaré, Deus torna-se presente em todas as famílias e insere-se em todas as vicissitudes humanas. Com efeito, a família, união do homem e da mulher, está vocacionada, em virtude da sua própria natureza, à procriação de homens novos, cujo crescimento físico, mas sobretudo espiritual e moral, deve ser assegurado por uma diligente ação educativa que acompanhe a sua existência. A família é portanto o local privilegiado e o santuário onde se desenvolve toda a vida íntima de cada ser humano, único. À família competem, assim, deveres fundamentais,cujo generoso exercício não pode senão enriquecer grandemente os principais responsáveis da própria família, fazendo deles os colaboradores mais diretos de Deus na formação de homens novos.”

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário