sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O QUE É O CÉU

Queridos irmãos e irmãs

O Natal se aproxima rapidamente. Já estamos no 4º domingo do Advento. Enquanto Deus prepara uma casa para seu Filho na terra, nós devemos preparar uma casa para nós no Céu.

Continuemos nossa partilha sobre o Caminho da Perfeição nos capítulos em que Santa Teresa comenta a oração do Pai Nosso. No Capítulo XXVIII ela reflete sobre as palavras "Que estais no Céu" e fala sobre a oração do Recolhimento.

"Pensai que importa pouco saberdes que coisa é o Céu e onde se deve procurar vosso Sacratíssimo Pai?
Pois eu digo-vos que, para entendimentos distraídos, importa muito, não só crer isto,mas procurar entendê-lo por experiência, porque é uma das coisas que muito prende o entendimento e faz recolher a alma.

Já sabeis que Deus está em toda a parte. Ora está claro que, onde está o rei, ali está, como dizem, a corte; enfim, onde está Deus, é o Céu.Sim, sem dúvida o podeis crer; onde está Sua divina Majestade, está toda a glória. Vede que Santo Agostinho diz que O buscava em muitas partes e O veio a encontrar dentro de si mesmo. Pensais que importa pouco a uma alma distraída entender esta verdade e ver que para falar a seu Eterno Pai não precisa de ir ao Céu, nem para se consolar com Ele é necessário falar em altas vozes? Por muito baixo que se fale, está tão perto que nos ouvirá;nem é preciso asas para ir em busca DEle, basta pôr-se em solidão e olhá-Lo entro de si mesma, e não se estranhar de tão bom hóspede; mas falar-Lhe com grande humildade, como a um pai; pedir-Lhe como a pai; contar-Lhe os seus trabalhos, pedir-Lhe remédio para eles entendendo que não é digna de ser Sua filha................Tratai com Ele como a pai, e como a irmão, e comoa Senhor e como a Esposo - às vezes de uma maneira, outras vezes de outra - que Ele vos ensinará o que deveis fazer para O contentar.........

Por este modo de rezar - ainda que seja vocalmente - recolhe-se o pensamento com muita mais brevidade e é oração que traz consigo muitos bens. Chama-se de recolhimento, porque a alma recolhe todas as potências e entra dentro de si com o seu Deus, e o seu divino Mestre vem ensiná-la e dar-lhe oração de quietude, com mais brevidade que de qualquer outro modo. Porque, recolhida consigo mesma, pode pensar na Paixão e ali representar o Filho e oferecê-Lo ao Pai, e não cansar o entendimento andando-O a buscar no monte Calvário, no Horto e atado à Coluna.".

Como vê, Santa Teresa pega-nos pela mão e encaminha-nos ao Pai, ajuda-nos a encontrá-Lo dentro do próprio coração; ensina-nos a tratar com Ele como um amigo, como alguém muito próximo de Deus. Isto não é um pouco do Céu?

Na próxima semana, na qual já celebraremos o Santo Natal, continuaremos.
Vai nossa mensagem de Natal para todos:



“Cristo, o que ofereceremos a Ti para que nasças na terra como ser humano? Cada uma das criaturas, que são obra Tua, oferece-Te o testemunho de gratidão: os anjos, o seu canto; os céus, a estrela; os magos, seus dons; os pastores, a admiração; a terra, a gruta; o deserto, a manjedoura; nós homens Te oferecemos uma 

MÃE VIRGEM!”

As Irmãs do Carmelo de Santa Teresinha em Benevides, Pará, desejam a todos seus amigos, benfeitores, parentes e conhecidos um Santo Natal e um Novo Ano pleno das alegrias celestes, junto a Jesus, Maria e José.

Natal 2014

Ano Jubilar do Vº centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus:   1515-2015
 




































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário