sábado, 27 de setembro de 2014

VIRTUDES NECESSÁRIAS PARA UMA VIDA DE ORAÇÃO





Queridos irmãos e irmãs

Continuemos hoje a nossa partilha dos escritos de Santa Teresa de Jesus, fundadora do Carmelo Descalço. A pedido de suas filhas e irmãs do Carmelo de São José, em Ávila,Espanha, que lhe pediram para escrever alguma coisa sobre a oração, a Santa Madre escreveu então sua segunda obra literária: livro que foi chamado “ Caminho de Perfeição “.

Queria ela que suas filhas, ocupadas todas em orações pelos defensores da Igreja, pregadores e letrados que a sustentam ajudassem no que estivesse ao seu alcance a este “meu Senhor, tão atribulado por aqueles a quem fizera tanto bem...” (CP 1,2). Faz um premente apelo a suas filhas: “Ó minhas irmãs em Cristo! Ajudai-me a suplicar isto ao Senhor, já que para este fim vos reuniu aqui. Esta é a vossa vocação. Estes hão de ser vossos negócios. Estes vossos desejos. Aqui se empreguem vossas lágrimas...O mundo está pegando fogo. Querem, por assim dizer, de novo sentenciar a Cristo, levantam-lhe mil testemunhos falsos. Pretendem lançar por terra a sua Igreja. ...Não, irmãs, não é tempo de tratar com Deus assuntos de pouca importância!” (id, 5).

Ela continua no capítulo 4: “Diz nossa  Regra primitiva que oremos incessantemente. Cumprindo com o máximo empenho esse ponto, que é o mais importante, não deixaremos de observar os jejuns, disciplinas e silêncio, como manda a Ordem. Já sabeis que para ser verdadeira, a oração há de valer-se disto, porque comodismo e oração são incompatíveis.”


“Antes de me referir ao interior, isto é, à oração propriamente dita, direi algumas coisas necessárias às que pretendem ir por este caminho, e tão necessárias que,  mesmo sem serem almas muito contemplativas, poderão progredir rapidamente no serviço do Senhor.Ao invés, é impossível serem grandes contemplativas se negligenciarem essas recomendações, e, quem se tiver nesta conta, estará muito enganada. O Senhor me favoreça e me ensino o que devo dizer para sua glória. Amém.

“Não penseis, minhas amigas e irmãs, que serão muitas as coisas a serem recomendadas. Praza ao Senhor observemos o que nossos santos padres ordenaram e cumpriram, já que por esse caminho mereceram tal nome. Erro seria buscar outro ou aprendê-lo de outrem.

Estender-me-ei tão somente em declarar-vos três pontos, que são das mesmas Constituições, porque muito importa entendermos o grandíssimo proveito da sua observância, para alcançarmos, interior e exteriormente, a paz tão recomendada pelo Senhor.

O primeiro é o amor de umas para com as outras;
O segundo, o desapego de todo criado;
O terceiro, a verdadeira humildade, e este, embora seja enumerado por último é o principal e abrange todos.”

Na próxima semana começaremos por ver o que ela diz sobre o primeiro ponto: a caridade fraterna.

Uma boa semana a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário