sábado, 13 de setembro de 2014

SANTA TERESA DE JESUS - A BUSCA DA VERDADE

Queridos irmãos e irmãs

Nesta semana partilhamos algumas frases de Santa Teresa sobre a Verdade.

Na infância: Ela se espantava com a afirmação de que tanto a glória como as penas eram PARA SEMPRE. Ela com seu irmão Rodrigo passavam muito tempo falando sobre isso e lhes agradava dizer muitas vezes: para sempre, sempre, sempre! Ela diz no Livro da Vida (1,4): "Por dizer isso muito devagar, ficava impresso em mim, em tão tenra idade, O CAMINHO DA VERDADE - com que o Senhor era servido"

Quando, por obediência começou a escrever, disse ao que a orientava: " Se alguma coisa de


Noutra parte: "Sua Majestade tem sido o Livro Verdadeiro onde tenho visto as verdades" (V 26,5)
"Por qualquer verdade da Sagrada Escritura poderia eu morrer mil mortes." (V. 31,14)

Ainda do livro da Vida 40,2-4:

 "Compreendi nessa Majestade que é a plenitude de todas as verdades;
"Ó meu Deus, tudo o que não vai endereçado à vossa glória parece-me de tal modo vaidade e mentira que não saberia exprimir a que ponto o entendo e grande é a minha compaixão pelos que vejo viverem em trevas acerca desta verdade...
Oh divina Verdade, a mim vos representastes de modo muito vivo! ...Não sei como foi, porque nada vi, mas compreendi o grande bem que há em não fazer caso de coisa que não sirva para mais nos chegarmos a Vós; compenetrei-me do que é andar uma alma na verdade em presença da própria Verdade. Por meio desta compreensão, destes-me a entender que Sois a mesma Verdade...
Óh Verdade que vos revelastes à minha alma, sois a Verdade por essência, sem princípio e sem fim. Desta Verdade dependem todas as outras verdades, como deste Amor dependem todos os demais amores, e desta Grandeza, todas as demais grandezas...E como resplandece o poder de vossa Majestade, pois em tão breve tempo deixais tão grandes proveitos e tais verdades imprimis na alma!

Uma boa semana a todos, caminhando na Verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário