domingo, 21 de setembro de 2014

SENTINELAS EM ORAÇÃO NO CORAÇÃO DA IGREJA

Queridos irmãos e irmãs, neste domingo quero partilhar com vocês um artigo escrito pela Ir. Angela Tutas e que foi publicado na Voz de Nazaré desta semana


"Nos dias de 12 até 15 de setembro a Ir. Irailce de Melo e eu tivemos a oportunidade de fazer um retiro espiritual num lugar maravilhoso: o Mosteiro das Monjas Carmelitas Descalças de Benevides-PA. Ali fomos acolhidas com tanto calor e atenção característico de mulheres que vivem como semelhantes aos “anjos de Deus” na terra.

Ao entrar no quarto onde fiquei hospedada fiquei surpreendida por uma expressão tão viva do quadro de Santa Teresinha com a frase: “Entrei no Carmelo para rezar pelos sacerdotes”. Uma noite antes tinha acontecido o lançamento do livro de minha autoria cujo título é: “O Sacerdócio de São João Crisóstomo: uma luz para a vida presbiteral”. Senti-me tocada por esta santa “padroeira dos sacerdotes” e de imediato fui para capela onde permaneci um prolongado tempo em oração e silêncio, pois suas palavras pareciam uma flecha viva na minha alma.

Aproveitamos tanto o ambiente silencioso no meio da natureza com a beleza das árvores e o canto dos passarinhos, quanto o programa oferecido pelo Carmelo. O primeiro momento de oração começava às 5hs da manhã e o dia encerrava com as completas às 21hs. Levei apenas a bíblia e um caderno de anotações, pois estava convencida de que não encontraria lugar mais propicio onde Deus pudesse me falar.

Há pessoas que para elevar o seu ânimo precisam de muitas palavras de conforto, muitas conversas e sinais materiais, mas ao entrar no Carmelo percebemos que um “bem vindo” e “um rosto iluminado pelo sorriso acolhedor” valem mais do que mil palavras e a alma se enche de alegria! Um pouco que vale muito! Assim nos acolheu a irmã Helena, a Madre Maria do Cristo Redentor e as demais. Apesar das orações e dos trabalhos árduos dentro do mosteiro, em nenhum momento percebemos o cansaço ou o desânimo em seus semblantes.  

Monjas carmelitas pouco conhecidas pelo mundo, talvez nem lembradas na oração de muitos e as vezes até julgadas pela forma de vida que escolheram. Ao contrário, elas se tornaram “sentinelas de oração no coração da Igreja” intercedendo todos os dias diante de Deus para com toda humanidade. O que seria deste mundo sem a oração das carmelitas enclausuradas por amor a Cristo?! Trata-se do amor total a Deus, basta observar seus gestos e atitudes nas orações: o cuidado com a vida litúrgica. Tudo feito com muita dedicação e amor. É uma verdadeira ascese que se concretiza em perfeita comunhão com o céu.

Para mostrar a reverência e adoração a Santíssima Trindade a cada “Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo” elas se levantam e fazem o gesto da pequena prostração como respeito à Divina Majestade. Esse gesto lembra e está em perfeita sintonia com o que faziam os patriarcas e profetas nas suas experiências de encontro com a Divindade.

No Carmelo o canto delas se assemelha ao canto dos passarinhos. É uma realidade maravilhosa no mosteiro dormir e acordar com esses cantos que se entrelaçam e trazem mais vida a alma de quem está presente. Automaticamente a pessoa esquece o mundo e nesses momentos é que ela se sente verdadeiramente livre. Para quem olha de fora as monjas são compadecidas e consideradas “prisioneiras” por viverem atrás das grades, mas quem participa um só dia em retiro naquele santo lugar vai perceber que prisioneiro é quem está fora, pois no mundo se vive em constante combate com as tentações e o vícios que na cabeça desses para muitos é alvo de glória, poder e auto realização, enquanto que as monjas do Carmelo abriram mão de tudo isso para viverem na simplicidade, humildade e amor incondicional a Deus.

Para elas o silêncio é cultivado como virtude e meio privilegiado para a escuta da voz de Deus que não fala no barulho e na confusão, mas se revela no profundo silêncio do coração. O que caracteriza o Carmelo é tanto o silêncio interior como exterior. Isso faz-me lembrar a passagem bíblica: “Aquele que não peca no falar é realmente homem perfeito, capaz de refrear todo o corpo” e também: “Nas muitas palavras não falta ofensa, quem retém os lábios é prudente”.

O Carmelo de Benevides está em clima de grande alegria devido a proclamação do Ano Jubilar Teresiano, proclamado por Sua Santidade o Papa Francisco, por ocasião do 5º Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus, tempo de graça que ocorrerá a partir do dia 15 de outubro deste ano até o dia 15 de outubro de 2015 e também pela profissão dos votos perpétuos de Irmã Maria Verônica de Jesus.  

Assim diz o “Decreto” sobre a Bênção Papal durante o tempo jubilar: "Por mandato do Santíssimo Padre Francisco, manifestada de bom grado sua paternal benevolência, concede o Ano Jubilar Teresiano na Espanha com a seguinte indulgência plenária aos fiéis verdadeiramente arrependidos, com as condições acostumadas: confissão sacramental, Comunhão Eucarística e oração pelas intenções do Romano Pontífice, que poderão ser lucradas uma vez ao dia e também poderão ser aplicadas pelas almas do Purgatório se visitarem em forma de peregrinação alguma catedral, templo ou santuário jubilar e ali assistam a algum rito sagrado ou, ao menos, oram durante um tempo suficiente diante de alguma imagem de Santa Teresa solenemente exposta, terminando com a oração do Pai Nosso, Credo, invocação à Virgem Maria e a Santa Teresa de Jesus" (In: http://www.gaudiumpress.org).

Por fim, as Irmãs do Carmelo de Santa Teresinha de Benevides convidam com muita alegria para participar da celebração da Profissão Solene da Irmã Maria Verônica de Jesus (Oronita de Jesus) que será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém (PA) no dia 15 de outubro de 2014 às 8h na Capela do Carmelo situada na Alameda José de Oliveira França s/n em Benevides.























Nenhum comentário:

Postar um comentário