sábado, 15 de julho de 2017

O SILÊNCIO

Queridos irmãos e irmãs

A nossa Regra pede, entre outras coisas, que guardemos o silêncio durante o dia, falando só as coisas necessárias para os diversos ofícios. Mas temos dois momentos de recreação onde as irmãs se reunem e enquanto  trabalhos manualmente,  podem falar à vontade, sobre os acontecimentos do dia ou aquilo que o Senhor lhes inspirar.

O silêncio é guardado como meio para facilitar o colóquio amoroso com Deus durante todo o dia, mesmo enquanto fazem seus trabalhos. É a guarda da "Presença de Deus".

Diz o profeta que "O silêncio é o adorno da justiça" e "No silêncio e na esperança estará a nossa fortaleza". E diz também "no muito falar não faltará pecado" e "quem é inconsiderado no falar encontrará danos". E o Senhor disse no Evangelho "De toda palavra ociosa que falamos aos homens daremos conta no dia do Juízo". Então a regra pede que reflitamos bem antes de falar, e quando tiver vontade de dar uma resposta agressiva, "ponha freios na sua boca"!

Como a nossa Ordem tem por fim a união da alma com Deus, e a esta se chega pela oração, precisa então utilizar os meios necessários. O espírito de oração não pode existir sem recolhimento, o qual se nutre com o silêncio. Resulta então que o silêncio é um dos pontos principais para a perfeição. A chave que nos abre sua porta, o fundamento necessário do qual dependem a elevação, a solidez e a beleza do edifício. Por isso, sem o silêncio, não há recolhimento...não há oração...não há união com Deus...não há então perfeição...não há verdadeiro filho do Carmelo.

Alguns frutos do silêncio: preservamos a nossa alma do pecado; nos enriquecemos de virtudes, a ornamos e fortalecemos com as graças de Deus, a iluminamos com vivas e puras luzes, e em fim a unimos a Deus.

Foi no silêncio que Deus pronunciou a sua única Palavra: o VERBO. É no silêncio que Ele se comunica conosco. Só no silêncio podemos lhe falar.

Cada um pode tentar guardar o silêncio conforme as suas possibilidades.

É preciso questionar-se: Tenho medo do silêncio? Ele me incomoda? Ou me sinto bem quando sou envolvida pelo silêncio e posso refletir e pensar em Deus...

Uma santa semana a todos. Que Nossa Mãe Santíssima do Carmo que soube guardar silêncio na sua vida nos ajude nesse caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário