sábado, 7 de fevereiro de 2015

ORAÇÃO VOCAL



Queridos irmãos e irmãs, continuemos nossa partilha sobre o tema “Oração” tirado hoje do Capítulo XXX do Caminho da Perfeição,  composto por Santa Teresa de Jesus que no próximo dia 28 de março completará 500 anos de seu nascimento (1515-2015).

Como ela imagina o CÉU: “Ora, pois, o grande bem que me parece a mim que há no Reino do Céu – com muitos outros – é o de já não ter cuidado com coisa alguma da terra, mas um sossego e glória em si mesmos, um alegrar-se que se alegrem todos, uma paz perpétua, uma grande satisfação no íntimo de si mesmos, que lhes vem de ver que todos santificam e louvam ao Senhor, e bendizem o Seu nome e que ninguém lá O ofende. Todos O amam e a mesma alma não faz outra coisa senão Amá-Lo, nem pode deixar de O amar, porque O conhece. E assim O amaríamos aqui, ainda que sem ser com esta perfeição, nem com tal plenitude; mas se O conhecêssemos, amá-Lo-íamos muito por outro modo de que O amamos.

Em poucas palavras Santa Teresa descreve o que ela imagina que será o Céu, e como podemos já começar nosso céu aqui na terra, procurando conhecer mais a Deus e nos dedicarmos mais às coisas de Deus.

Ela continua: “Parece que vou dizer que devemos ser anjos para Lhe fazer esta petição (venha a nós o vosso reino) e rezar bem vocalmente.  Bem o quisera o nosso divino Mestre, pois tão alta petição nos manda pedir; e é bem certo que não nos disse para pedir coisas impossíveis, que possível seria – com a ajuda de Deus – chegar a isto uma alma ainda nesta terra(embora não com a mesma perfeição em que estão as que já deixaram esta existência...)....... Aos que ainda estão aqui Ele dá graças para que tenham grande esperança de ir gozar perpetuamente do que aqui lhe dá aos bocadinhos.

“Parece que oração da quietude e oração vocal nada tem a ver uma com a outra, mas eu sei que tem.....”Se Deus o quiser Ele pode elevar uma pessoa que reza apenas vocalmente a uma alta contemplação. “Conheço uma pessoa que nunca pode ter senão oração vocal e junto com esta tinha tudo; e, se assim não rezava, ficava o entendimento tão perdido que não o podia sofrer.....Em certos “Pai-Nossos” que ela rezava em honra das vezes nas quais o Senhor derramou sangue...ficava algumas horas. Veio uma vez ter comigo muito contristada, que não sabia ter oração mental, nem podia contemplar, mas só rezava vocalmente. 

Perguntei-lhe o que rezava e vi que, junto com o “Pai-Nosso” tinha pura contemplação, e o Senhor a levantava até juntá-la consigo em união; e bem se percebia em suas obras receber tão grandes graças, porque preenchia muito bem a vida. Assim, louvei ao Senhor e tive inveja da sua oração. Se isso é verdade, como é, não penseis, os que sois inimigos de contemplativos, que estais livres de o ser, se rezais as orações vocais como se devem rezar, tendo a consciência limpa."

Agora que já aprendemos que mesmo rezando uma simples Ave-Maria ou um Pai-Nosso, se pusermos nessa oração todo nosso coração e a mente, e se tivermos uma consciência limpa, poderá nos daro Senhor o dom da oração contemplativa (profunda união com Deus). Vamos tentar?

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário