sábado, 24 de janeiro de 2015

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME



Queridos irmãos e irmãs

Amanhã, domingo, teremos a alegria de ter mais uma monja que fará a sua primeira profissão religiosa – a Irmã Maria de Jesus Crucificado. Pedimos a oração de todos sobre ela e que obtenha de Deus a graça da perseverança.

Já estamos no capítulo XXX do Caminho da Perfeição  composto por Santa Teresa de Jesus.  Neste capítulo ela vai tratar dessas palavrinhas do Pai-Nosso: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO. Ela faz essa reflexão ensinando-nos a orar, e levando-nos a atingir aquela oração que ela chama de QUIETUDE. Vamos ao texto:

“Quem há – por disparatado que seja – que, quando pede alguma coisa a uma pessoa de respeito, não leve já pensado como lhe há de pedir para não lhe ser molesto. Pensa bem no que vai pedir e para que necessita o que pede. Refere-se então ao que nos ensina a pedir o bom Jesus. “Não poderíeis, Senhor meu, concluir com uma palavra e dizer: Dai-nos, Pai, o que nos convém? Pois para quem entende tudo não parece ser necessário dizer mais nada” 

“Ó sabedoria eterna! Entre Vós e Vosso Pai isto bastava, e assim pedistes no Horto; mostrastes a Vossa vontade e temor, mas entregastes-vos à Sua. Mas como nos conheceis bem, Senhor meu, sabeis que não estamos tão prontos como Vós a fazer a vontade de Vosso Pai, e vistes que era preciso pedir coisas bem determinadas, para que víssemos se o que pedimos é bem do nosso gosto e não sendo, não o pedimos. 

Segundo a nossa maneira de ser, se não nos dão o que queremos – com este livre arbítrio que temos – não admitiremos o que o Senhor nos der, porque, ainda que seja melhor, enquanto não nos vemos com o dinheiro nas nãos, nunca julgamos ver-nos ricos”

“Oh! Valha-me Deus! O que faz ter tão adormecida a fé para uma e outra coisa, que  nunca acabamos de entender quão certo teremos o castigo, nem como certo é o prêmio!

“Por isso é bem, filhas, que entendais o que pedis no “Pai-Nosso” para que, se o Pai Eterno vo-lo der, não Lhe vireis a cara e pensai muito bem se vos convém, e, se não, não Lho peçais. Pedi que Sua Majestade vos ilumine; porque estamos cegos, ou com fastio para comer os manjares que nos hão de dar a vida, e não para os que hão de levar à morte. E que morte tão perigosa e para sempre!

“Pois, diz o bom Jesus que digamos estas palavras em que pedimos que venha a nós um tal reino: 

“SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO”.

Agora vede, filhas, que sabedoria tão grande a do Nosso Mestre! Considero eu aqui, e é bem que o entendais, o que pedimos com este reino.

“Como Sua Majestade viu que conforme o pouquíssimo que podemos por nós mesmos, não podíamos santificar, nem louvar, nem engrandecer, nem glorificar, este Santo Nome do Pai Eterno, de maneira a que se fizesse como é preciso, se Sua Majestade não providenciasse dando-nos aqui o Seu reino, o bom Jesus pôs assim estas duas petições uma ao pé da outra. Para que entendamos, filhas, o que pedimos, e quanto importa para nós importunar, por assim dizer e fazermos o que pudermos para contentar a Quem no-lo há de dar, quero dizer-vos aqui o que entendo. Se com isto não vos contentardes, fazei vós outras considerações; licença nos dará o nosso Mestre, logo que em tudo nos sujeitemos ao que ensina a Igreja; e assim o faço eu aqui.”

Queridos irmãos, para não vos cansar, ficamos por aqui. É preciso ler com muita atenção o que ela nos ensina, pois a linguagem é de 500 anos atrás. Mas o Evangelho é sempre atual. Não nos cansemos de aprender, pois Ele não se cansa de nos ensinar.

Procuremos nessa semana, santificar o Nome de Deus a cada dia, fazendo a Sua santa Vontade, e cumprindo o que Jesus nos ensinou. Assim atrairemos o Seu Reino.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário