segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O DESAPEGO – VIRTUDE NECESSÁRIA PARA UMA VIDA DE ORAÇÃO




Queridos irmãos e irmãs

Continuando a partilha de textos da Santa Madre Teresa de Jesus neste Ano Jubilar dos 500 anos de seu nascimento, hoje apresentamos algo do que ela relata no capítulo 8 e 9 do Caminho da Perfeição:

“Agora, falemos do desprendimento que temos que ter, porque nisto está tudo, se vai com perfeição. Aqui digo que nisto está tudo porque abraçando-nos só com o Criador e não nos importando com nada mais de todo o criado. Sua Majestade infunde de tal maneira as virtudes que, trabalhando pouco a pouco nesse sentido de desprendimento, não teremos mais que pelejar, pois o Senhor toma nossa defesa contra os demônios e tudo mais.

Pensais, irmãs, que é pouca coisa procurar este bem de dar-nos totalmente ao Todo, sem reservas? Nisto estão todos os bens, como digo, louvemo-Lo muito, irmãs, que aqui nos juntou e onde não se trata de outra coisa senão disto......

No Capítulo 9 do Caminho da Perfeição ela continua.:

Fala da necessidade de tratar com liberdade de coração com parentes, amigos ou conhecidos, não se apegando a eles. Mas, mais do que desapegar-se das criaturas sua preocupação maior é que nos APEGUEMOS ao CRIADOR:...”Trata-se em determinadamente abraçar-se a alma com o BOM JESUS, Senhor nosso, que como Nele acha TUDO, esquece tudo o mais...

No Capítulo 10 continua falando de uma coisa muito importante: Não basta desapegar-se das criaturas é preciso desapegar-se de si mesmo, de seu “eu”:

“Poderia parecer que afastadas do mundo e das criaturas já tudo está concluído, tudo feito, e que não é preciso lutar mais com nada nem ninguém. Oh! Irmãs, minhas! Não vos assegureis nem cochilai, que será como aquele que se recosta muito sossegado tendo fechadas todas as portas por medo dos ladrões e os deixa em casa; já sabeis que não há pior ladrão, pois ficamos nós mesmas, e se não andamos com muito cuidado a contrariar a própria vontade, haverá muitas coisas que roubarão essa santa liberdade de espírito  que a fará encaminhar-se para seu Criador sem ser carregada de terra e de lama.”

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário