sábado, 11 de janeiro de 2014

AMAMOS ESSE MAGNIFICO PLANETA!



Queridos irmãos e irmãs

Amanhã a Igreja faz memória do Batismo do Senhor.

É bom que também nós façamos memória do nosso próprio batismo. O Papa Francisco perguntou um dia ao povo quem sabia a data do seu batismo. Na verdade poucos de nós se lembram e celebram esta data tão importante em que começamos uma vida nova, fomos enxertados em Cristo, tivemos a remissão do pecado original.

Esta festa é considerada também uma manifestação do Senhor. Nela o próprio Deus apresenta e indica seu Filho amado: “Este é o meu filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3,13-17). No evangelho de Lucas (3,22) lemos: “Tu és o meu filho querido e me dás muita alegria”.

De cada um de nós Deus, nosso Pai, poderia dizer que lhe damos muita alegria?
Nem sempre...não é verdade?

Quando nos afastamos de seu Filho Amado, quando não o escutamos e não seguimos suas palavras e suas pegadas...como podemos alegrar o coração de nosso Pai celeste?

Para alegrar Seu coração basta nos espelharmos em Cristo, crescermos até atingirmos a sua estatura moral.
Mas há outra pessoa que agrada o coração do Pai. É aquele que está representando o Seu Filho amado no momento atual: o Papa Francisco. Também devemos escutá-lo pois ele só fala o que o Espírito Santo o inspira.

Como filhos diletos da Igreja, empenhemo-nos em ler a exortação do Papa Francisco: A Alegria do Evangelho. Traz tantos ensinamentos!  Escreve não só para os fiéis católicos mas para todos os homens de boa vontade que se preocupam com o semelhante. Para incentivá-los a ler o documento, cito algumas passagens que chamaram minha atenção:

No nº 183: “Amamos esse magnífico planeta onde Deus nos colocou, e amamos a humanidade que o habita, com todos os seus dramas e cansaços, com os seus anseios e esperanças, com os seus valores e fragilidades. A terra é a nossa casa comum, e todos somos irmãos......Todos os cristãos, incluindo os Pastores, são chamados a preocupar-se com a construção de um mundo melhor...

No nº 171: “Hoje mais do que nunca precisamos de homens e mulheres que conheçam, a partir da sua experiência de acompanhamento, o modo de proceder onde reinem a prudência, a capacidade de compreensão, a arte de esperar, a docilidade ao Espírito, para no meio de todos defender dos lobos as ovelhas a nós confiadas que tentam desgarrar do rebanho.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário