domingo, 13 de setembro de 2015

‘E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU’?





Queridos irmãos e irmãs

Esta é a pergunta que Jesus faz aos seus discípulos no evangelho da Missa de hoje.

Ele também gostaria de saber a nossa resposta: E vós, quem dizeis que eu Sou?

Estava pensando o que a Santa Teresa de Jesus responderia. Quem é Jesus para ela?

Vamos ver alguns trechos do que escreveu:

“Ó irmãos, ó irmãos e filhos deste Deus! Coragem, coragem! Vós o sabeis: Sua majestade assegura que, se nos arrependermos de tê-lo ofendido, ele não se lembrará mais de nossas faltas e de nossas más ações. Ó compaixão que ultrapassa qualquer medida! Que queremos mais? Existe alguém, por acaso, que não teria vergonha de tanto pedir? Agora é o momento de tomar o que nos dá este Senhor misericordioso, que é nosso Deus. Posto que Ele deseja nossa amizade, quem a recusará Àquele que não se recusou a derramar todo o seu sangue e a perder a vida por nós?” (Exclamações, 14, § 3)

Só neste trecho vemos que: Jesus é Deus. Ela gosta de chamá-Lo de Sua Majestade. Ele é a pura compaixão. É o Senhor misericordioso. É amigo verdadeiro. É nosso Salvador – derramou todo o Seu sangue e perdeu a vida por nós.

“Que Cristo é um amigo verdadeiro Teresa o sabe inicialmente e sobretudo pela experiência incessantemente renovada de uma fidelidade que, em qualquer provação, se faz presença e consolo, que poupa dos perigos, liberta das angústias, participa com compaixão das penas da amiga: “Com a presença de tão bom amigo, com tão bom capitão, que se põe à testa do sofrimento, pode-se suportar tudo, Ele ajuda, infunde coragem; nunca falta; é um amigo verdadeiro” (Vida 22, § 6).

E esta outra frase: “Ó Senhor do Céu e da terra! Como é possível que, ainda nesta vida mortal, se possa desfrutar convosco de tão singular amizade”? (Conceitos 3,§ 14).

Além de ver em Cristo o Messias, o Salvador, o amigo verdadeiro, Santa Teresa via nele também o Esposo, o Mestre, o bom Médico.

Terminamos com essa citação do Caminho da Perfeição (24,§ 5):

“Considere cada uma de nós que a ela ensinou o Senhor o pai-nosso, e ainda lho está repetindo: pois nunca o mestre fica tão longe do discípulo, que lhe seja necessário dar gritos, antes fica muito perto. Quero que vos compenetreis desta verdade: para bem rezar o pai-nosso, é conveniente não vos apartardes de junto do Mestre que vo-lo ensinou”.

Quem é Jesus para você?

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário