sábado, 4 de julho de 2015

PARTICIPAÇÃO ATIVA DO POVO NA EUCARISTIA




Queridos irmãos e irmãs

Nesta semana partilho com vocês um trecho escrito pelo Papa Bento XVI no seu livro”Introdução ao Espírito da liturgia”, pois é muito interessante:

Ele fala do que dignifica a participação ativa do povo na Eucaristia.

“Em que consiste,porém, essa participação ativa? O que é preciso fazer? Infelizmente essa expressão foi rapidamente mal compreendida e reduzida ao seu significado exterior, o da necessidade de um agir comum, como se se tratasse de fazer entrar em ação o maior número possível de pessoas e com a maior freqüência possível....................

A verdadeira ação litúrgica, o verdadeiro ato litúrgico, é a oratio: a grande oração, que constitui o núcleo da celebração litúrgica e que, exatamente por isso, em seu conjunto, foi chamada pelos Padres de oratio (oração)........Essa “oratio” – a solene oração eucarística, o “Canon” – é realmente mais do que um discurso, é actio (ação) no sentido mais alto do termo.....

A actio humana passa para segundo plano e abre espaço para a actio divina, para o agir de Deus. Nessa oratio o sacerdote fala com o Eu do Senhor – “isto é o meu corpo”, “isto é o meu sangue”, na consciência de que agora não fala mais por si mesmo, mas em razão do sacramento que recebeu, se torna voz do Outro que agora fala e age. 

Esse agir de Deus, que se realiza através de um discurso humano, é a verdadeira “ação” que a criação inteira espera: os elementos da terra são trans-substanciados, arrancados, por assim dizer, de sua natureza criatural, reconstituídos no fundamento mais profundo de seu ser e transformados no Corpo e no Sangue do Senhor. O novo céu e a nova terra são antecipados. 

A verdadeira ação da liturgia, na qual todos devemos tomar parte, é ação de Deus. É essa a novidade e a particularidade da liturgia cristã: é o próprio Deus quem age e realiza o essencial. Ele introduz a nova criação, torna-se acessível de modo que possamos nos comunicar com Ele de maneira absolutamente pessoal, através das coisas da terra, por meio dos nossos dons.

 Mas como podemos tomar parte nessa ação? Deus e o ser humano não são completamente incomensuráveis? O ser humano, que é finito e pecador, pode cooperar com Deus que é infinito e santo?

 Ele pode pelo fato de que Deus se fez homem, tornou-se corpo e continua, ainda com o seu corpo, a vir ao nosso encontro, que vivemos no corpo. O evento inteiro, feito de Encarnação, Cruz, Ressurreição e retorno à terra está presente na forma com a qual Deus toma o ser humano para cooperar com Ele.

 Na liturgia isso se exprime pelo fato de que da oratio faz parte a oração de aceitação. Certamente, o sacrifício do Logos (Verbo) é sempre já aceito. Todavia nós devemos rezar para que se torne o nosso sacrifício, para que nós sejamos transformados no Logos e, assim, nos tornemos verdadeiro corpo de Cristo: é disso que se trata. E isso deve ser pedido na oração. Essa oração é uma via, um estar a caminho em nossa existência rumo ``a Encarnação e à Ressurreição. Nesse “ação”, nesse aproximar-se orante na participação, não há nenhuma diferença entre sacerdote e leigo. 

Indubitavelmente, dirigir ao Senhor a oratio em nome da Igreja e falar em seu ápice com o Eu de Jesus Cristo é alguma coisa que só pode acontecer em virtude do sacramento. Todavia, a participação naquilo que não foi feito por nenhum ser humano, e sim pelo Senhor e somente por Ele, é igual para todos. Para todos, o ponto é segundo o que se lê em 1 Cor 6,17: “o que se une ao Senhor é um só espírito com Ele”.

 O ponto é que, no fim, seja superada a diferença entre a actio de Cristo e a nossa – a nossa pelo fato de que nos tornamos “um corpo e um espírito” com Ele. A singularidade da liturgia eucarística consiste exatamente no fato de que é o próprio Deus quem age, e que nós somos atraídos para dentro desse agir de Deus. Em relação a esse fato, todo o resto é secundário.”


Sei que o texto é um pouco difícil, mas releia com paciência e verá as conseqüências: uma participação mais consciente no mistério Eucarístico.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário