sábado, 20 de junho de 2015

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE

Queridos irmãos e irmãs

Nesta semana partilho com vocês mais um trecho do Caminho da Perfeição da Santa Madre Teresa de Jesus, no capítulo 34: Ela reflete sobre a petição: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje" do Pai-Nosso ensinado por Jesus. É preciso lembrar também que para ela "o pão nosso" está relacionado com a presença de Jesus na Eucaristia.

"Neste pedido: "cada dia" parece dizer que é para sempre. Estando eu, pois, pensando porque razão depois do Senhor ter dito: "cada dia" tornou a dizer "nos dai hoje". Pareceu-me que, "Ele ser nosso cada dia", é porque O possuímos aqui na terra e o possuiremos também no Céu, se nos aproveitarmos bem da Sua companhia; pois não fica conosco para outra coisa senão para nos ajudar e sustentar e animar a fazer esta vontade que já dissemos se cumpra em nós. (Seja feita a vossa vontade).
O dizer "hoje" me parece que é para um dia, isto é, enquanto durar o mundo, e não mais. E é bem na verdade um só dia! Quanto aos desventurados que se condenam e não O gozarão na outra, não é por culpa do Senhor se se deixam vencer, pois Ele não os deixa de animar até ao fim da batalha......Ele quer agora por Sua própria vontade não nos desamparar, mas ficar-se aqui conosco para maior glória de Seus amigos e pena dos Seus inimigos. .....Esse pão sacratíssimo nos foi dado para sempre - este mana da humanidade, que O achamos como queremos; e, a não ser por nossa culpa, não morreremos de fome pois, de todos os modos e maneiras que a alma quiser comer, achará no Santíssimo Sacramento sabor e consolação. Não há necessidade, nem trabalho, nem perseguição, que não seja fácil de passar se começamos a saborear os Seus.

Pedi, filhas, juntamente com este Senhor, ao Pai, que vos deixe hoje a vosso Esposo, que não vos vejais neste mundo sem Ele. Já basta - para temperar tão grande contentamento - ficar tão escondido nestes acidentes de pão e vinho, que é grande tormento para quem não tem outra coisa que amar, nem outro consolo; mas suplicai-Lhe que não vos falte, e vos de a disposição necessária para O receber dignamente.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário