sábado, 8 de junho de 2013

"NÃO CHORES!"



“NÃO CHORES!”

Queridos irmãos e irmãs
Esta semana que chega ao fim teve duas comemorações importantes: A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na 6ª feira, e do Coração Imaculado de Maria, no sábado. Estes dois corações que andam sempre juntos, procurando curar, sarar, consolar, confortar, purificar nossos corações.
 
No domingo, na leitura do Evangelho que conta a vivificação de um jovem (Lc 7,11-17), Jesus diz à mãe viúva, desconsolada pela perda de seu filho único: “NÃO CHORES”!

É uma ordem de efeito imediato, pois ao mesmo tempo, Jesus se aproximou do caixão e disse “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!”. Duas ordens, uma à mão: Não chores, uma ao jovem: eu te ordeno, levanta-te!. 

As lágrimas secaram, o jovem se levantou e foi entregue vivo e alegre, à sua mãe!

Queridos, debrucem-se sobre os santos evangelhos. Procurem cada passagem na qual Jesus mostra compaixão, ternura, carinho, por seus irmãos e irmãs que estão mergulhados no sofrimento ou em alguma dificuldade.

Neste Ano da Fé, é bom vermos que Jesus cura, ressuscita, perdoa, quando encontra fé nas suas criaturas. Vou citar apenas algumas passagens no Evangelho de S. Mateus:

Aos seus discípulos apavorados naquela tempestade na qual viram suas vidas ameaçadas: “Porque é que vocês são assim medrosos”? (Mt 8,26)

Ao paralítico levado aos pés de Jesus por seus amigos:  Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: “Coragem, meu filho, os seus pecados estão perdoados!” (Mt 9,2).

Àquela senhora que sofria há mais de 10 anos de uma certa enfermidade, e que o tocou: “Coragem, minha filha, você sarou porque teve fé!” (Mt 9,22).

Aos dois cegos que o seguiam pelo caminho clamando: “Filho de Davi, tenha pena de nós!” ele pergunta: “Vocês crêem que eu posso curar vocês? Ao responderem afirmativamente, Jesus tocou nos olhos deles e disse: “Então, que seja feito como vocês crêem!”. E os olhos deles ficaram curados.

Ao ver a multidão que dele se aproximava para ser curada de suas enfermidades, “ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita”. (Mt 9,36).

Às cidades que não crêem Nele apesar dos milagres nelas realizados Ele diz: “Ai de vós....Se os milagres que aí foram feitos tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje... (Mt 11,20-24).

E diz ainda aos que crêem: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde, e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e a carga que eu ponho sobre vocês é leve” (Mt 11,28-30).

E para terminar nossa reflexão: “Ele levou nossas doenças e carregou nossas enfermidades” (Is 53,4; Mt 7,17).

Tenhamos confiança absoluta no Coração compassivo de Jesus e de Maria. Eles se debruçam sobre nossas necessidades e sofrimentos. Se encontrarem uma pitada de fé no nosso coração, poderão fazer maravilhas. Se Ele não as fizer, pode ser que não pedimos o que convém, ou como convém. Resta-nos então um ato de abandono confiante nas suas mãos poderosas, e a prece: Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé e a minha confiança”!


Uma boa semana a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário