sábado, 21 de março de 2015

FAÇA-SE A VOSSA VONTADE!



Queridos irmãos e irmãs

Estamos já muito próximos da grande semana-santa na qual revivemos com Cristo a nossa Redenção. 

Depois da ceia Jesus se dirige com seus discípulos até o horto das Oliveiras e lá, como que sofrendo tudo o que aconteceria logo depois, suou sangue e entregou sua vida nas mãos do Pai dizendo as palavras que nos ensinou a rezar: FIAT VOLUNTAS TUA. Não a minha, Senhor, não a minha mas a Vossa vontade seja feita!

Partilhamos hoje alguma coisa do capítulo 32 do Caminho da Perfeição no qual a Santa Madre Teresa de Jesus reflete justamente sobre essas palavras do Pai-Nosso:” FIAT VOLUNTAS TUA SICUT IN COELO ET IN TERRA” – Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu. Acompanhe-me:

“Agora que o nosso bom Mestre pediu por nós e nos ensinou a pedir coisas de tanto valor, que encerram em si todas as coisas que cá na terra podemos desejar, e nos fez tão grande favor como a de nos fazer irmãos Seus, vejamos o que Ele quer que demos a Seu Pai, e o que Lhe oferece em nosso nome, e o que nos pede, pois é de razão que O sirvamos em alguma coisa por tão grandes graças. 

“Ó bom Jesus! Que dais tão pouco da nossa parte, como pedis tanto para nós?

Sim, pois isso que damos, em si é nada para tanto que se deve e para tão grande Senhor!

Mas certo é, Senhor meu, que não nos deixais sem nada, e que damos tudo quanto podemos, se o damos como dizemos.

Digo: “Seja feita a Vossa vontade; assim na terra como é feita no Céu”. Bem fizestes, nosso bom Mestre, em fazer esta última petição, para que possamos cumprir aquilo que dais em nosso nome;...fazendo o Vosso Pai aquilo que Lhe pedis: de nos dar aqui o Seu Reino, eu sei que Vos deixaremos ficar por verdadeiro em dardes o que dais por nós; porque só a terra se transformando no céu, será possível fazer-se em mim a Vossa vontade. Mas sem isto, e em terra tão ruim como a minha, e tão sem fruto, eu não sei, Senhor, como seria possível; é coisa bem grande o que ofereceis!.........................

“Vede, filhas, isto há-de-se cumprir, quer queiramos quer não, e a Sua vontade há-de-se fazer no Céu e na Terra; crede-me, pois: tomai meu parecer e fazei da necessidade virtude..

.............................”Bonito seria para mim, Senhor, se estivesse em minhas mãos o cumprir-se ou não a Vossa vontade! Dou-Vos agora a minha livremente, embora em tempo que não vai livre de interesse, porque já tenho provas e grande experiência do ganho que há em por livremente a minha vontade na Vossa. Ó amigas! Que grande lucro há nisto, ou que grande perda se não cumprirmos o que oferecemos ao Senhor, quando isto Lhe dizemos no Pai Nosso!

............................”Quero-vos, pois, dizer e recordar qual é a Sua Vontade. Não tenhais medo que seja dar-vos riquezas, nem deleites, nem honras, nem todas estas coisas de cá da terra.  Não vos quer tão pouco, e tem em muito o que lhe dais, e vo-lo quer pagar bem, pois ainda em vossa vida vos dá o Seu Reino.

 Quereis ver como Ele procede com os que Lhe dizem isto deveras? Perguntai-o a Seu glorioso Filho, que Lho disse quando da oração do Horto. Como foi dito com determinação e com toda a vontade, vede como o Pai a cumpriu bem n’Ele, no que Lhe deu de trabalhos e dores, injúrias e perseguições; enfim, até que Lhe acabou a vida, com a morte da cruz..


“Pois vedes aqui, filhas, o que deu Àquele a quem mais amava, por onde se entende qual é a Sua vontade. Assim são estes os Seus dons neste mundo. Dá conforme o amor que nos têm; aos que mais ama, dá mais destes dons; aqueles que menos ama, dá menos, e conforme ao ânimo que vê em cada um e o amor que têm a Sua majestade. A quem o amar muito verá que pode padecer muito por Ele; ao que O amar pouco, pouco poderá padecer (ou seja, os sofrimentos lhe serão um tormento). Tenho para mim que a medida de se poder levar cruz grande ou pequena, é a do amor..................Esforçai-vos a padecer o que Sua Majestade quiser.”

Uma boa semana a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário