sábado, 30 de setembro de 2017

ORAÇÃO Á SANTA TERESINHA PELA FAMÍLIA

Queridos irmãos e irmãs em Cristo

Amanhã celebraremos com muita alegria a Solenidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira de nosso Carmelo e nossa irmã muito querida.

Hoje terminamos a Novena, mas gostaríamos de partilhar convosco uma oração pedindo a intercessão de Santa Teresinha pelas famílias:

ORAÇÃO À SANTA TERESINHA PARA
ALCANÇAR A PAZ NA FAMÍLIA

Ó Santa Teresinha, anjo tutelar da família cristã, vós que fostes o raio de sol e o sorriso de vossa família, dignai-vos acolher debaixo de vossa proteção, a minha família que ardentemente recomendo à vossa Bondade. Que a paz, o sossego da família alegre também a minha com a reprodução de todo o bem e de todas as virtudes de que a vossa foi verdadeiro santuário. Que o nome de Deus seja adorado e bendito em minha casa; que a sua santa lei e os preceitos de sua Igreja sejam perfeitamente observados por todos e por cada um. Afastai de minha casa o pecado e o espírito de vaidade e de dissipação do mundo. Longe de minha casa seja a irreverência, a desconfiança, o ciúme, a inveja, o ódio, as desgraças, os males todos; só reine sobre nós a abundância do amor, da caridade, mútua compaixão e do bem. Ó milagrosa Santinha, delícia dos vossos pais, santo orgulho de toda a vossa família, pelo amor terníssimo que tivestes aos autores dos vossos dias e a todos os vossos queridos, abençoai a minha família; que o bom exemplo e a virtude desçam do céu sobre aqueles que são obrigados a obedecer, a fim de que se transformem em obediência e respeito para com aqueles que tem a responsabilidade do lar. Que na vossa proteção e na vossa devoção seja esta família uma no amor, no pensamento e na ação, para ser uma na felicidade da terra e na bem-aventurança eterna do céu. Assim seja!.


ORAÇÃO À SANTA TERESINHA

Ó Santa Teresinha do Menino Jesus, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único bem, no caminho da renúncia, do amor e do abandono
Ó Santa Teresinha, fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! Não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança! Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições; alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente..........,valei-nos na vida e na morte. Ó Santa Teresinha, lembrai-vos que prometestes passar o vosso Céu fazendo o bem na terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos. Ah! Cumpri em nós a vossa promessa; sede nosso Anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Assim seja!

Que Santa Teresinha continue a fazer sua missão no Céu: fazer o bem sobre a Terra!  Boa semana.




quinta-feira, 7 de setembro de 2017

REZANDO PELO BRASIL COM O CORAÇÃO

Queridos irmãos e irmãs

Transcrevemos a oração que a CNBB enviou e que rezamos durante essa semana da Pátria:

JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL
Semana da Pátria
1º a 07 de setembro de 2017
07 de setembro – dia da Pátria: Vida em primeiro lugar
“A paz é o nome de Deus” (Papa Francisco)
Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, pedindo a bênção da paz para o Brasil.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Para construirmos a justiça e a paz, em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Nós cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Neste ano em que celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

(PN-AM-GP)

E esses versinhos que saíram do coração de uma Irmã:

Ó MEU AMADO BRASIL!

Ó meu amado Brasil!
O que era e o que agora é...
Salva-nos, Senhor a todos
Renovando-nos a fé.

Que o amor e a paz
Entre nós esteja sempre a reinar
Não sentiremos a derrota
Se Deus estiver em primeiro lugar

O céu azul e estrelado
Possamos sempre contemplar
Longe de nós a guerra e o comunismo
E a Jesus possamos com alegria louvar

Verde e Amarelo
É o nosso coração
Que todos sejam recebidos
Como a um irmão

Brasil, ó meu Brasil
Que venha do Céu um raio de luz
que reine sempre entre nós
o Senhor Jesus.

Mãe Aparecida
Esmagaste a cabeça do dragão vil
Abençoai e protegei
O nosso Brasil!

sábado, 2 de setembro de 2017

A ORAÇÃO EM SANTA TERESINHA

Queridos irmãos e irmãs

Hoje gostaria de partilhar com vocês um texto sobre a oração em Santa Teresinha, do livro Retiro com Santa Teresinha do Menino Jesus, do Pe. Liagre.

Ele diz que Santa Teresinha não tem um método de oração e nem o ensina. A oração deve ultrapassar qualquer método. A oração deve ser a submissão sincera da alma à ação de Deus, isto é, ao Amor Infinito; a entrega a Ele com toda a humildade e com toda a confiança.....

A verdadeira maneira de começar a oração deveria ser um ato de fé firme, vigoroso e vivo no Amor de Deus por nossa alma miserável, com o desejo de aprender d'Ele como corresponder a esse Amor.
Ela seguiu certamente em sua oração as inspirações da sua Mãe e Mestra Santa Teresa de Jesus que simplesmente define a oração como "um trato de amizade entre a alma e Deus" e disse também: "A oração não consiste em pensar muito mas em amar muito"

Na verdade Santa Teresinha não nos fala da oração mas pelos seus escritos aprendemos que sua oração foi sua vida de amor, de caridade fraterna, além de seguir na obediência quotidiana tudo o que deve fazer uma carmelita. "A oração, a contemplação de Teresinha, sem dúvida, foi, antes de tudo uma oração de amor". Ela nos fala de suas distrações, sonolências: "Eu deveria atribuir as securas ao meu pouco fervor e fidelidade. Deveria ficar desolada por dormir tão frequentemente durante minhas orações e ações de graças. Pois bem! Não me desolo! Penso que as criancinhas agradam a seus pais, quando dormem, como quando estão acordadas; penso que o Senhor vê nossa fragilidade e lembra-se de que somos pó (Sl 102, 14). E diz ainda: "Em minhas relações com Jesus, nada: secura, sono! Já que meu Bem-Amado quer dormir, não O impedirei. Alegro-me por ver que Ele não me trata como estranha, que não faz cerimônias comigo. Pois asseguro-vos que Ele não se preocupa em manter conversa comigo".

No entanto ela disse "Não encontro nada nos livros, o Evangelho me basta!" Olhava Jesus Cristo e O escutava nessa atitude de fé, de humildade, de adoração e de desejo. Por esse olhar simples deixava imprimir em sua alma o que o Evangelho lhe dissera das ações e palavras de Jesus. Procurava somente o Amor e descobria, assim, além da letra evangélica o espírito da vida que aí se encontra....Deus revelava-se cada vez mais a ela como seu Pai infinitamente amoroso. Deixava-se levar pelo desejo de amá-Lo; aprendia e via em Jesus como se ama a Deus e como, pobre criancinha, ela poderia e deveria amá-lo.

O Pe. Liagre cita ainda o Pe. Petitot: "Ou se faz oração o dia todo, ou não se faz absolutamente oração" - o que quer dizer: uma alma que durante o dia não está habitualmente recolhida, poderá fazer o que chama sua meditação.....mas na realidade ela não fará oração, no verdadeiro sentido da palavra.

Sua maneira tão simples de se pôr em oração por meio do Evangelho, só pode ser compreendida, só é acessível por seu recolhimento habitual. Esse recolhimento é um estar habitualmente na presença de Deus, é a vida da nossa alma que não vive senão de amor. Sua oração era sua vida. Seu desejo de agradar em tudo a Nosso Senhor. Terminamos com uma frase sua: digo a Jesus "Atraí-me"...e sei que se Ele me atrair atrairá também todos os que eu amo e que estão no meu coração".

Uma boa semana a todos!