Queridos irmãos e irmãs
Hoje transcrevo para vocês alguns textos que a Santa Madre Teresa de Jesus fala sobre a Oração de Recolhimento no Caminho da Perfeição e outros livros de sua autoria.
"Aqueles que puderem se recolher nesse pequeno céu de nossa alma, acreditem que seguem excelente caminho (CP 28,5)...De minha parte, confesso que nunca soube o que era rezar com satisfação até que Ele me ensinou esse modo de oração.
Chama-se "recolhimento" porque a alma recolhe todas as faculdades e entra em si mesma com seu Deus....É um retirar os sentidos das coisas exteriores, abandonando-as de tal maneira que, sem compreender, ela vê os seus olhos se fecharem para não as contemplar e para que mais se desperte a visão das coisas espirituais....Entendei que isso não é coisa sobrenatural, estando em nossas mãos e sendo algo que podemos fazer com o favor de Deus, já que sem este não podemos nada, sequer ter um bom pensamento. Porque isto não é o silêncio das potências, mas o encerramento delas no interior da alma.....
Vede como Santo Agostinho falou que o procurou em muitos lugares e só veio a encontrá-lo dentro de si mesmo. Pensais que importa pouco a uma alma dissipada entender essa verdade e ver que não precisa, para falar com seu Pai eterno ou para regalar-se com Ele, ir ao céu?
O recolhimento não tem outro fim senão o de conduzir a alma para o santuário mais íntimo do Senhor.
Ao esforço do recolhimento, deve seguir-se normalmente um esforço de busca ativa de Deus
Não há nada melhor do que procurar a companhia de Jesus e conversar com Ele. Como Verbo, Ele está presente na alma com o Pai e o Espírito Santo; e como Verbo Encarnado, é o mediador único e a palavra de Deus que devemos escutar em silêncio;
"Absorta em si mesma, pode pensar na Paixão, representar ali o Filho e oferecê-lo ao Pai, sem cansar o entendimento indo procurá-lo no Monte Calvário, no Horto ou na coluna.....É bom pensar um pouco...mas, aquietado o entendimento, fique ali com Ele. Se puder, que se ocupe em ver que Ele o olha, fazendo-lhe companhia, falando com Ele, pedindo, humilhando-se e deliciando-se com Ele, tendo sempre em mente que não merece estar ali" (CP 28, V, 13).
"Tratai com Ele como com um pai, um irmão, um Senhor e um Esposo, às vezes de uma maneira e às vezes de outra; Ele vos ensinará o que tendes de fazer para contentá-lo...."
Uma boa semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário