sábado, 21 de fevereiro de 2015

A ORAÇÃO É A LUZ DA ALMA

Queridos irmãos e irmãs

Nesta semana queremos compartilhar essa belíssima reflexão do "Pseudo-Crisóstomo" do Ofício das Leituras de 6ª feira passada.
 
"A oração, o diálogo com Deus, é um bem incomparável, porque nos põe em comunhão íntima com Deus. Assim como os olhos do corpo são iluminados quando recebem a luz, a alma que se eleva para Deus é iluminada por sua luz inefável. Falo da oração que não é só uma atitude exterior, mas que provém do coração e não se limita a ocasiões ou horas determinadas, prolongando-se dia e noite, sem inter­rupção.
Com efeito, não devemos orientar o pensamento para Deus apenas quando nos aplicamos à oração; também no meio das mais variadas tarefas - como o cuidado dos pobres, as obras úteis de misericórdia ou quaisquer outros serviços do próximo - é preciso conservar sempre vivos o desejo e a lembrança de Deus. E assim, todas as nossas obras, temperadas com o sal do amor de Deus, se tornarão um alimento dulcíssimo para o Senhor do universo. Podemos, entretanto, gozar continuamente em nossa vida do bem que resulta da oração, se lhe dedicarmos todo o tempo que nos for possível.

A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e os homens. Pela oração a alma se eleva até aos céus e une-se ao Senhor num abraço inefável; como uma criança que, chorando, chama sua mãe, a alma deseja o leite divino, exprime seus próprios desejos e recebe dons superiores a tudo que é natural e visível.

A oração é venerável mensageira que nos leva à presen­ça de Deus, alegra a alma e tranquiliza o coração. Não penses que essa oração se reduza a palavras. Ela é desejo de Deus, amor inexprimível que não provém dos homens, mas é efeito da graça divina, como diz o Apóstolo: Nós não sabemos o que devemos pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis (Rm 8,26).

Semelhante oração, quando o Senhor a concede a alguém, é uma riqueza que não lhe pode ser tirada e um alimento celeste que sacia a alma. Quem a experimentou inflama-se do desejo eterno de Deus, como que de um fogo devorador quê abrasa o coração.

Praticando-a em sua pureza original, adorna tua casa de modéstia e humildade, torna-a resplandecente com a luz da justiça. Enfeita-se com boas obras, quais plaquetas de ouro, ornamenta-se de fé e de magnanimidade em vez de paredes e mosaicos. Como cúpula e coroamento de todo o edifício, coloca a oração. Assim prepararás para o Senhor uma digna morada, assim terás um esplêndido palácio real para o receber, e poderás tê-lo contigo na tua alma, transformada, pela graça, em imagem e templo da sua presença.

Um bom domingo a todos!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

A ORAÇÃO DA QUIETUDE




Queridos irmãos e irmãs
Estamos para iniciar o tempo litúrgico da Quaresma. Tempo de acompanhar Jesus ao deserto e depois sofrer com Ele tudo o que Ele suportou por amor de nós. Tempo que convida à conversão. Tempo de praticar com mais empenho a Oração, o Jejum e a Esmola, para nos dispormos a uma maior união com Cristo.

Continuemos a partilha dos ensinamentos de Santa Teresa de Jesus sobre o caminho da oração. Hoje apenas um pequeno trecho do Caminho da Perfeição, capítulo 31, no qual ela continua a falar sobre a Oração da Quietude.
Esta oração lembra o Salmo 130: “Senhor, meu coração não é ambicioso, nem meus olhos altaneiros. Não ando atrás de grandezas, nem de maravilhas que me ultrapassam. Não! Eu fiz calar e repousar meus desejos como criança amamentada no colo de sua mãe...”

Para dar uma imagem do que seja a oração da quietude ela diz: “Encontrei uma comparação que me parece se enquadra muito bem no que quero explicar. Está a alma como uma criança que ainda mama, quando está aos peitos da sua mãe, e esta, sem que a criança mova os lábios, lhe deita o leite na boca para a regalar. Assim é nessa oração: sem trabalho do entendimento, está a vontade amando, e quer o Senhor que, sem o pensar, entenda que está com Ele e que só sugue o leite que Sua Majestade lhe põe na boca e goze daquela suavidade.....

 Concluamos, pois, agora: posta a alma nesta oração, já parece ter-lhe concedido o Pai Eterno a Sua petição de lhe dar aqui o Seu Reino. Oh! Ditoso pedido em que tantos bens pedimos sem mesmo o entendermos!. Ditosa maneira de pedir! Por isso quero eu, irmãs, que olhemos como rezamos esta oração do Pai Nosso e todas as outras orações vocais; porque feita por Deus esta graça, descuidar-nos-emos das coisas do mundo, pois chegando o Senhor do mundo, tudo lança fora...Procurem ir se desapegando de tudo, porque se não o fazem, não sairão do lugar........

Prestai atenção: fazeis muito mais com uma palavra do Pai Nosso, dita de quando em quando, do que com dizê-lo muitas vezes e às pressas. Aquele a quem pedis, está muito perto de vós, não deixará de vos ouvir. Crede que este é o verdadeiro louvar e santificar o Seu Nome, porque já, como de Sua casa, glorificais ao Senhor, e O louvais com mais afeto e desejo, e parece que não podeis deixar de O servir”.

UMA SANTA QUARESMA A TODOS1

sábado, 7 de fevereiro de 2015

ORAÇÃO VOCAL



Queridos irmãos e irmãs, continuemos nossa partilha sobre o tema “Oração” tirado hoje do Capítulo XXX do Caminho da Perfeição,  composto por Santa Teresa de Jesus que no próximo dia 28 de março completará 500 anos de seu nascimento (1515-2015).

Como ela imagina o CÉU: “Ora, pois, o grande bem que me parece a mim que há no Reino do Céu – com muitos outros – é o de já não ter cuidado com coisa alguma da terra, mas um sossego e glória em si mesmos, um alegrar-se que se alegrem todos, uma paz perpétua, uma grande satisfação no íntimo de si mesmos, que lhes vem de ver que todos santificam e louvam ao Senhor, e bendizem o Seu nome e que ninguém lá O ofende. Todos O amam e a mesma alma não faz outra coisa senão Amá-Lo, nem pode deixar de O amar, porque O conhece. E assim O amaríamos aqui, ainda que sem ser com esta perfeição, nem com tal plenitude; mas se O conhecêssemos, amá-Lo-íamos muito por outro modo de que O amamos.

Em poucas palavras Santa Teresa descreve o que ela imagina que será o Céu, e como podemos já começar nosso céu aqui na terra, procurando conhecer mais a Deus e nos dedicarmos mais às coisas de Deus.

Ela continua: “Parece que vou dizer que devemos ser anjos para Lhe fazer esta petição (venha a nós o vosso reino) e rezar bem vocalmente.  Bem o quisera o nosso divino Mestre, pois tão alta petição nos manda pedir; e é bem certo que não nos disse para pedir coisas impossíveis, que possível seria – com a ajuda de Deus – chegar a isto uma alma ainda nesta terra(embora não com a mesma perfeição em que estão as que já deixaram esta existência...)....... Aos que ainda estão aqui Ele dá graças para que tenham grande esperança de ir gozar perpetuamente do que aqui lhe dá aos bocadinhos.

“Parece que oração da quietude e oração vocal nada tem a ver uma com a outra, mas eu sei que tem.....”Se Deus o quiser Ele pode elevar uma pessoa que reza apenas vocalmente a uma alta contemplação. “Conheço uma pessoa que nunca pode ter senão oração vocal e junto com esta tinha tudo; e, se assim não rezava, ficava o entendimento tão perdido que não o podia sofrer.....Em certos “Pai-Nossos” que ela rezava em honra das vezes nas quais o Senhor derramou sangue...ficava algumas horas. Veio uma vez ter comigo muito contristada, que não sabia ter oração mental, nem podia contemplar, mas só rezava vocalmente. 

Perguntei-lhe o que rezava e vi que, junto com o “Pai-Nosso” tinha pura contemplação, e o Senhor a levantava até juntá-la consigo em união; e bem se percebia em suas obras receber tão grandes graças, porque preenchia muito bem a vida. Assim, louvei ao Senhor e tive inveja da sua oração. Se isso é verdade, como é, não penseis, os que sois inimigos de contemplativos, que estais livres de o ser, se rezais as orações vocais como se devem rezar, tendo a consciência limpa."

Agora que já aprendemos que mesmo rezando uma simples Ave-Maria ou um Pai-Nosso, se pusermos nessa oração todo nosso coração e a mente, e se tivermos uma consciência limpa, poderá nos daro Senhor o dom da oração contemplativa (profunda união com Deus). Vamos tentar?

Uma boa semana a todos.