sábado, 26 de outubro de 2013

VOCÊ SERVE A DEUS COMO ELE QUER?


Queridos irmãos e irmãs
Paz!

Amanhã, último domingo do mês das Missões. Rezemos pelas Santas Missões! Tantos irmãos e irmãs nossos sofrendo perseguições nos países onde vão evangelizar...e, às vezes, o martírio. Rezemos pelos missionários!

Nas leituras para o 30º Domingo a primeira leitura chamou-me a atenção. É tirada do Livro do Eclesiástico (35,25b-17.20.22a):

O Senhor escuta as súplicas dos oprimidos; jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas.

E esta frase que nos faz pensar:  “Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar, não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, faça justiça aos justos e execute o julgamento”

Será que servimos a Deus como Ele o quer?

Talvez muitas das nossas súplicas não sejam atendidas porque não O servimos como Ele o quer.  Ou então, como diz São Paulo, não nos ouve porque pedimos mal...não sabemos o que pedir, ou pedimos coisas que não nos convém.

Como Deus quer ser servido?

Poderíamos dizer com São Paulo (2ª leitura – 2Tim 4,6-8, 16-18): “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé” ?

O Evangelho também nos dá uma luz: A oração do fariseu e a do cobrador de impostos, feita no templo (Lc 18, 9-14).

O fariseu, de pé rezava assim em seu íntimo: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda”.

O cobrador de impostos, no fundo do templo, batia no peito dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”.

E Jesus dá a sua conclusão da parábola: Este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois, quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Queridos irmãos, sirvamos a Deus como Ele quer ser servido e nossos pedidos serão ouvidos. Com certeza. Se pedirmos o Espírito Santo, Ele não O negará – e saberemos como O servir, e o que pedir e como pedir.
Uma boa semana a todos.


sábado, 19 de outubro de 2013

BRILHE A TUA LUZ DIANTE DOS HOMENS!


Queridos irmãos e irmãs

PAZ! 


29º DOMINGO - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

Hoje quero partilhar convosco a segunda leitura do Ofício das Leituras de 3ª feira desta semana. Para mim, ele mostra bem os desejos de uma alma carmelita, e por que não? de uma alma que quer viver no seguimento de Cristo. É de São Columbano, abade:-

“Que felizes, que ditosos “aqueles servos que o Senhor ao voltar encontrar vigilantes!”
 Preciosa vigília pela qual se mantém alerta para Deus criador do universo, que tudo penetra e tudo supera!
Oxalá também a mim, embora vil, mas seu mínimo servo, se digne de tal forma sacudir-me do sono da inércia, acender o fogo da caridade divina; que a chama de seu amor, o desejo de união com Ele cintilem mais que os astros e sempre arda dentro de mim o fogo divino!

Quem me dera serem tais os méritos, que minha lâmpada estivesse sempre acesa, à noite, no templo de meu Senhor, para iluminar todos os que entram na casa de meu Deus, aquela caridade que não conhece ocaso, a fim de que minha lâmpada possa acender-se e jamais se apague; arda para mim, ilumino os outros.

Que Tu, Cristo, dulcíssimo salvador nosso, aceites fazer brilhar nossas lâmpadas, de modo a refulgirem para sempre em Teu templo, receberem de Ti luz perene, e perene luz que esclareça nossas trevas e afugente de nós as trevas do mundo.

Entrega, rogo-Te, meu Jesus, Pontífice das realidades eternas, tua luz à minha candeia, para que por esta luz se manifeste a mim o santo dos santos que te possui, ali entrando pelos umbrais de teu templo magnífico, e onde somente e sem cessar eu Te veja, Te contemple, Te deseje; esteja eu apenas diante de Ti, amando-Te, e em face de Ti minha lâmpada sempre resplenda, se abrase.

Suplico tenhas a condescendência de te mostrares, amado Salvador, a nós que batemos à Tua porta para que, conhecendo-te,
 só a Ti amemos,
 só a Ti desejemos,
 só em Ti meditemos dia e noite, sempre pensemos em Ti.
 Inspira em nós tanto amor por Ti quanto é justo que sejas, ó Deus, amado e querido.

 Teu amor invada todo o nosso íntimo, Teu amor nos possua por inteiro, Tua caridade penetre em nossos sentidos todos; deste modo, não saibamos amar coisa alguma fora de Ti, que és eterno; uma caridade tamanha que nem as muitas águas do céu e da terra e do mar jamais a possam extinguir em nós, conforme a palavra: “E as muitas águas não puderam extinguir o amor”.

Que tudo se realize em nós, ao menos em parte, por Teu dom, Senhor nosso Jesus Cristo, a quem a glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

Boa semana a todos! Que outras velas se acendam nas nossas!


sábado, 12 de outubro de 2013

QUEM PRIMEIRO LOUVOU A VIRGEM MARIA?

Queridos irmãos e irmãs


Neste sábado em que comemoramos a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, como não falar de Maria, a Mãe de Jesus.
Neste momento está finalizando o TERÇO MUNDIAL rezado ao mesmo tempo nos diversos santuários marianos do mundo. Que idéia bonita! Todos os continentes louvando Maria!
Com as suas diversas denominações: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora dos Pobres, de Medjugorje, da Polônia, da Índia, da África, do Japão, enfim de todas as partes do mundo.
Como Jesus deve estar alegre vendo como sua Mãe é amada e venerada em todo o mundo!

Todos invocando nas diversas línguas os nomes de Jesus e de Maria!

Sim quem primeiro louvou Maria foi Deus através do seu mensageiro Gabriel,, enviado à Virgem Maria em Nazaré: AVE CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO!

Foi quando comunicou que ela seria a Mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo.

A Trindade estava toda presente neste momento divino: Pelo poder do Espírito Santo, Maria conceberia no seu seio o Verbo de Deus, o Altíssimo, o seu nome seria Emanuel, Deus –Conosco.

O Espírito Santo continuou honrando e louvando a Maria através de sua prima Isabel que a saudou dizendo: Quem sou eu para vir a mim a Mãe do Meu Senhor! És bendita entre todas as mulheres da terra pois acreditastes na Palavra do Senhor.

E Maria transbordando de alegria, cheia também do Espírito Santo diz as palavras do Magnificat:

“A minha alma engrandece ao Senhor
Exulta meu espírito em Deus meu Salvador!
Pois olhou para a humildade de sua serva e eis que de hoje em diante, todas as gerações me chamarão de Feliz!
Pois fez em mim grandes coisas, o Onipotente cujo nome é Santo!.......

A profecia de Maria se realizou plenamente e todas as gerações a chamam de Bem-Aventurada, porque acreditou, porque disse sim a Deus, porque cumpriu em tudo Sua Vontade, porque foi a serva do Senhor, serviu em Caná, na Galiléia e continua servindo em todas as cidades do mundo inteiro, porque estava de pé diante de Seu Filho Crucificado, assim como está de pé ao lado do leito de cada sofredor, de cada agonizante, dos bebês que nascem, dos vovôs que entregam seu espírito, dos noivos que se casam, dos jovens que namoram, dos casais que se amam, dos que sofrem por não ter mais o vinho do amor no seu casamento. 

Maria está presente em qualquer situação de dor ou de alegria, de aflição ou de gozo. Ela jamais se ausenta. Invoca Maria, Olha para Maria, verá que seus olhos estão fixos em seu Filho Jesus Cristo, morto ou ressuscitado, criança ou adulto. Verá que seus olhos estão fixos nos filhos que Jesus lhe deu, aos naquele momento supremo: Eis o teu filho!

Para terminar rezemos juntos a AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO, BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES, BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE – JESUS.
SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE, AMÉM!

Uma boa semana a todos.



sábado, 5 de outubro de 2013

O SEGREDO DE SANTA TERESINHA

Queridos irmãos e irmãs

Como estamos no mês missionário achei bem partilhar convosco essa página de Felipe Aquino sobre Santa Teresinha, padroeira das Missões, cuja festa celebramos no dia 1º de Outubro:

"O Segredo de Santa Teresinha

Santa Teresinha, de certa forma é um paradoxo. Escreveu muito pouco, apenas a HISTÓRIA DE UMA ALMA, e algumas cartas. Viveu nove anos escondida no Carmelo de Lisieux, e aí morreu ao 24 anos. Mas porque ela foi declarada pelo Papa Pio XI “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927 ? E proclamada “Doutora da Igreja” em 1997 pelo Papa João Paulo II ? Porque esta menina tão humilde e escondida, abalou o mundo?

A resposta é a sua santidade. Ela disse: “Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”. O seu desejo mais profundo era ser missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Ela realizou isso, não viajando e pregando pelo mundo todo como o gigante São Francisco Xavier, também Patrono das Missões, mas descobrindo que no coração da Igreja sua vocação era o amor; sabia que seu coração era de todos. Vivendo esse amor ela atingirá toda a Igreja, mesmo sem sair do Carmelo: os pecadores, os sacerdotes e os missionários. Por tudo isso se imolou como vítima oferecida a Deus.

É a força da santidade. João Paulo II disse que “a santidade é a forma mais poderosa para levar Cristo às pessoas”. De pouco valem todos os meios de comunicação para evangelizar se atrás não houver santos. Os santos abalaram o mundo, quase sem usar o microfone. Teresinha ofereceu a Deus todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, pela salvação das almas e pela edificação da Igreja. Ela queria ser uma criança nos braços do Pai: como um brinquedo do Menino Jesus. No dia de sua canonização um cardeal disse que “pela infância espiritual Teresinha desentulhou o caminho do céu”.

Antes de morrer ela prometeu que “passaria o céu na terra”, isto é, fazendo o bem a todos por sua intercessão sem cessar diante de Deus."

Uma boa semana a todos.