quinta-feira, 30 de maio de 2013

MUDA A VIDA DE MEU PAI!



 Queridos irmãos e irmãs

Neste dia em que a Igreja celebra o Corpo e Sangue de Cristo, senti o desejo de partilhar convosco um fato. Após a Santa Missa, uma senhora chamou a irmã rodeira e pediu orações pela restauração de sua família. Casada ha 19 anos, seu marido a deixou com 4 crianças. Agora soube que ele já está com outra mulher. Ela entrega então à Irmã a cartinha que sua filhinha de 6 anos, Anas Carla, escreveu a Jesus. E é esta carta que quero partilhar convosco, pedindo que se unam as nossas orações para que Jesus atenda a prece dessa criança:




 Se você não conseguiu ler digitei assim:


16/05/13
“Senhor, eu quero te pedir e te fazer uma promessa de que se você trazer o meu pai de volta eu vou em Aparecida te visitar na missa com o meu pai e trazer meu pai de volta restaurado pelas tuas mãos e fazer morada nele tua  e desendurecer o coração dele eu sei que você pode fazer isso que eu acredito que você pode mudar a vida de qualquer pessoa do mundo.
Ó meu senhor muda a vida do meu pai!
Senhor o meu pai saiu de casa e eu preciso dele para me dar carinho, por que o meu coração está incompleto.
Jesus eu te amo me unge e unge o meu pai.
“Árvore de frutas de Deus”
“Jesus está comigo e minha família.
Meu pai se chama José e minha mãe Carla, eu me chamo Ana Carla, meus irmãos: Pedro, João, Carlos Eduardo.

sábado, 25 de maio de 2013

DEUS BRINCA SOBRE A FACE DA TERRA!



DEUS BRINCA SOBRE A FACE DA TERRA!

Queridos irmãos e irmãs

Amanhã, domingo da Santíssima Trindade!
Dia de rezar com mais fervor aquela pequena oração que aprendemos na infância, e repeti-la muitas vezes:

        Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
        Como era no princípio, agora e sempre.Amém!

Quando puder, leia no livro dos Provérbios 8,22-31 (1ª leitura da Missa) a frase que é o título desta postagem: DEUS BRINCA SOBRE A FACE DA TERRA.

 
Deus Trindade se identifica com a SABEDORIA lembrando a obra da criação do Universo: “Eu estava ao seu lado como mestre de obras, eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.



Sim, Deus encontra suas delícias em estar conosco, viver em nós e na nossa presença. E nós como retribuímos tanta ternura? Também nos alegramos em estar na Sua Presença?, temos consciência da Sua Presença no íntimo da nossa alma? Não se trata de “sentir” mas de “crer” nesta realidade. Lembramos o que disse o Apóstolo Paulo: “Nele somos, nos movemos e existimos”. E Deus Trino também É, SE MOVE E EXISTE em nós. Não somos por acaso TEMPLOS da Santíssima Trindade?
 
Se tiver a oportunidade de rezar toda a Liturgia das Horas nesta Solenidade da Santíssima Trindade, encontrará a maneira mais simples e pura de Louvar e de render graças a tão grande Mistério. 

Assim como a criatura humana tem em si como que um micro universo (reino vegetal, mineral e animal), assim também tem em si uma centelha do Mistério Divino da Trindade Una e Santa: Não é o homem composto por espírito, alma e corpo? (Espírito= Espírito Santo, Alma=o Pai; Corpo= o Verbo Encarnado)...um espelho no qual se reflete a imagem divina. Como é grande a dignidade dos filhos de Deus!
 Leia o salmo 8:

         “Senhor que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o
tratardes com tanto carinho?
Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; Vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes...”


Costuma-se representar a Trindade com a figura de um Triângulo. Penso que a figura de um Círculo, melhor a representa. O círculo não tem princípio nem fim, cada pontinho que o compõe está ao lado um do outro, na igualdade. Isto nos convida a formar aqui na terra uma comunidade de amor, de fé, de união, de intimidade e de igualdade.

Qual a pessoa humana que melhor compreendeu esse Mistério?


 
Penso que a Santíssima Virgem que teve em seu seio o Verbo Encarnado.

Qual a família humana que foi a imagem mais perfeita desse mistério inefável?: Penso que a Sagrada Família em cujo seio circulava o Amor Trinitário.

Peçamos que circule no nosso coração o mesmo Amor que circula entre as 3 pessoas divinas. Peçamos que com esse mesmo amor amemos a Deus Trino e ao nosso próximo, começando por nós mesmos, pelos nossos familiares, pela nossa comunidade religiosa, pela nossa cidade, pelo nosso país, enfim...pelo nosso mundo.


Uma santa semana a todos. Se desejarem ver como o Carmelo vive esse dia da Santíssima Trindade clique na página “Eventos do Carmelo” acima.

sábado, 18 de maio de 2013

VEM, ESPÍRITO CRIADOR!



VEM, ESPÍRITO CRIADOR!

Queridos irmãos e irmãs

Juntemos nossas vozes ao um bilhão e duzentos milhões de católicos que no mundo inteiro bradam aos céus: VEM, ESPIRITO SANTO!

Nossa Arquidiocese e centenas de outras espalhadas no Brasil, nesta tarde de sábado começam a Vigília em preparação a Solenidade de Pentecostes que encerra os 50 dias do Tempo Pascal.

Que nossas casas se tornem templos de onde suba ao céu o mesmo clamor: Vem, Espírito Santo!

“Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa igreja
Inteira, em todos os povos e nações, derramais por toda a extensão do mundo
Os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis
As maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na
Unidade do Espírito Santo” (Coleta)

Que nossa alma, templo da Santíssima Trindade, unida as três pessoas divinas, se abra plenamente para acolher o dom de Deus.

O Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, é chamado de Santificador, Advogado, Luz que ilumina as nações. 

Ele nunca vem só, pois está unido indissoluvelmente ao Pai e ao Filho. É fruto do amor do Pai e do Filho.
Vem, Espírito Santo, aplaina os caminhos tortuosos, purifica os corações, guia o que está desviado, cura o que está enfermo, Santifica nosso mundo!

Vem, Espírito Santo, enche nossos corações com o fogo do vosso Amor!
Que esse Fogo se irradie e purifique a terra inteira!


“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos
No mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte
Ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do 
Espírito Santo e começaram a falar em outras língua, conforme 
o
Espírito os inspirava” (At 2,1-1-4)

E Maria, a Mãe de Jesus, estava com eles!

Boa semana a todos, plena dos frutos e dos dons do Santo Espírito!

           

sábado, 11 de maio de 2013

FORMAMOS UM SÓ CORPO



FORMAMOS UM SÓ CORPO

Queridos irmãos e irmãs

Neste domingo a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor. Falta pouco para terminarmos o Tempo Pascal.

Jesus, depois de prometer o Espirito Santo que faria de seus discípulos suas testemunhas até os confins da terra, elevou-se ao céu à vista deles...(At 1,7-9). Sentou-se a direita do Pai, e nós, sendo membros do seu Corpo, estamos com Ele, pois como diz S.Leão Magno “Aquele que ao descer à Terra não tinha deixado o Pai, também não abandonou os discípulos ao subir para o Céu”.

Gostaria de partilhar convosco uma leitura da Liturgia das Horas (3ª feira,6ª semana do T.Pascal) de São Cirilo de Alexandria:




“Cada vez que participamos do Corpo sagrado de Cristo, unimo-nos a Ele corporalmente, como afirma S.Paulo ao falar do mistério do amor misericordioso de Deus (Ef.3,5-6).
Ora, se todos nós formamos um só corpo em Cristo, não apenas uns com os outros, mas também com Aquele que habita em nós pela sua carne, por que não vivemos plenamente esta união existente entre nós e com Cristo?

Com efeito, Cristo é o vínculo da unidade, por ser ao mesmo tempo Deus e homem.
Seguindo o mesmo caminho, podemos falar da nossa união espiritual, afirmando que todos nós, ao recebermos o único e mesmo Espírito Santo, nos unimos uns com os outros e com Deus. Embora estejamos separados, somos muitos e, em cada um de nós, Cristo faz habitar o Espírito do Pai que é também o Seu. Todavia, o Espírito é um só e indivisível e, com a sua presença e ação, reúne os que individualmente são distintos uns dos outros, fazendo com que em si mesmo todos sejam um só.

Assim como a virtude do Corpo sagrado de Cristo transforma num só corpo os que dele participam, parece-me que o único e indivisível Espírito de Deus, habitando em cada um, vincula a todos numa unidade espiritual.

Por isso, novamente S. Paulo se dirige a nós: “Suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há uma só fé, um só Senhor, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos (Ef 4,2-6).

Se efetivamente é um só Espírito que habita em nós, também o único Deus e Pai de todos estará em nós por seu Filho, unindo entre si e consigo todos os que participam do mesmo Espírito.

Desde agora, torna-se evidente que, de alguma maneira estamos unidos ao Espírito Santo por participação. De fato, se de uma vez por todas abandonamos a vida puramente natural e obedecemos às leis do espírito, é claro que, deixando de lado a nossa vida anterior e unindo-nos ao Espírito Santo, adquirimos uma configuração espiritual e, até certo ponto, transformamos em outra a nossa natureza. Assim já não somos simplesmente homens, mas filhos de Deus e habitantes do céu, pelo fato de nos termos tornado participantes da natureza divina.

Todos, portanto, somos um só no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Um só, repito, pela identidade de condição, um só pela união da caridade, pela comunhão do corpo sagrado de Cristo e pela participação do único Espírito Santo.”

Queridos irmãos e irmãs, não podia deixar de partilhar convosco esses esclarecimentos de São Cirilo de Alexandria sobre as maravilhas da nossa fé. Quantas coisas são desconhecidas por tantos irmãos nossos batizados! Como se dilata o nosso coração ao conhecermos um pouquinho mais a nossa união com a Santíssima Trindade que habita em nós e na qual habitamos!

Ninguém se sinta só, nem triste. Estamos todos juntos unidos com Cristo. Nada nem ninguém poderá separar-nos!

“Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus” (Lc 24,50-53)

Uma boa semana para todos! Para as mães, Feliz Dia das Mães!